Por Luiza de Beaurepaire

Cigarros, chicletes mastigados sem parar e olhos atentos a qualquer peça abotoada errada. Horas antes do desfile começar, Thiago Marcon, de 30 anos, estilista de Ellus 2nd Floor, fica sério, não fala muito , mexe no colar pendurado no pescoço o tempo todo e mantém um olhar apreensivo.

Acompanhamos Marcon horas antes da grife entrar na passarela abrindo o Fashion Rio edição verão 2014 e descobrimos o que acontece nesses minutos finais – aquele friozinho na barriga clássico que toma conta de todos no backstage.

Thiago Marcon respira um pouco fora do backstage da 2nd Floor - Foto: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Thiago Marcon respira um pouco fora do backstage da 2nd Floor – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

17h50: Deixa um pouco o backstage da 2nd Floor para fumar um cigarro conversando com os amigos.

Thiago observa tudo da fila A - Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Thiago observa tudo da fila A – Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

18h: Vai para a sala de desfiles acompanhar a montagem e o ensaio final – com trilha e iluminação. Nessa hora, modelos desfilam com roupas comuns, levam broncas e andam de sandálias de dedo. Enquanto isso, Marcon fica sentado na fila A (ainda vazia e escura), conversando com os amigos e com o maquiador Robert Estevão.

Hora das entrevistas! - Foto: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Hora das entrevistas! – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

18h15: Atende a imprensa, explica o conceito da coleção, mostra para os repórteres a ordem dos looks a serem desfilados.

Modelos batem-papo aguardando o começo do show - Foto: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Modelos batem-papo aguardando o começo do show – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

18h40: A sala já fica cheia, com muitos jornalistas, fotógrafos e assessores. Os modelos ficam em pé ou sentados no chão, conversam entre si e esperam o momento do desfile. Durante esse tempo todo, Thiago não para de dar entrevistas!

18h45: O backstage é esvaziado e a imprensa deve sair para a troca de roupa dos modelos.

Hora dos últimos retoques! - Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Hora dos últimos retoques! – Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

18h50: Todos os presentes no backstage estão envolvidos nos ajustes finais. Thiago olha atento a tudo. Vez ou outra, corrige alguma peça desabotoada ou algo que foi colocado de maneira errada. É uma grande correria e a fila com a ordem do desfile começa a ser formada.

19h10 : A fila já está formada, a sala de desfiles já foi aberta e os modelos se encaminham pra a boca de cena. O estilista anda de um lado para o outro e parece olhar para todos os modelos para que tudo saia impecável.

19h20: Começa o desfile e os maquiadores ficam a postos o tempo todo para corrigir qualquer maquiagem borrada.

Thiago agradece ao final do desfile ... - Foto: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
Thiago agradece ao final do desfile … – Foto: Agência Fotosite

19h32: Tudo termina bem, Thiago faz cara de satisfeito e os modelos entram aplaudindo o estilista. É hora de ser recebido pelos amigos, tirar fotos com todos e dar as entrevistas finais.

.... e recebe o carinho dos amigos! - Foto: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar
…. e recebe o carinho dos amigos! – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar

“Faço tudo com muita paixão. Estou pensando nessa coleção desde novembro do ano passado. Isso me dá uma segurança, mas, ao mesmo tempo, eu fico um pouco angustiado. Tudo o que acontece no backstage antes do desfile é tão rápido que preciso ficar atento. Dependo de muitas pessoas (modelos, maquiadores, costureiras, assessores) e tento controlar tudo, mas já aprendi que isso é impossível”, diz o estilista, soltando uma risada aliviada e satisfeita.