A nova e imensa flagship store da Valentino - Foto: reprodução
A nova e imensa flagship store da Valentino – Foto: reprodução

Embora a Valentino já tivesse uma loja na Via Condotti, o novo espaço da maison é visto como um marco em tamanho, colocando a marca em um lugar especial na cidade. “A boutique tem um valor simbólico, é na praça mais central de Roma, perto da nossa sede e na cidade que sempre foi uma fonte de inspiração para nós”, diz Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca junto com Pierpaolo Piccioli.

Com 15.876 m², é uma evolução do conceito de loja desenvolvido por Chiuri e Piccioli em conjunto com o arquiteto David Chipperfield e segue os planos de expansão e reformulação da grife. Um átrio monumental de entrada, com quase 20 metros de altura e emoldurado por colunas e paredes de mármore é a parte principal da flagship store. “É um ponto de encontro semelhante ao antigo fórum romano”, comenta Chiuri. Duas escadarias de mármore conectam o setor de acessórios, no piso térreo, às áreas feminina e masculina, localizadas no primeiro andar.

Escadarias de mármore conectam os andares da loja - Foto: reprodução
Escadarias de mármore conectam os andares da loja – Foto: reprodução

Prateleiras de madeira nobre, elementos suspensos, luminárias de latão polido e confortáveis poltronas ​​em couro estão espalhadas pelos espaços. A galeria e as janelas em arco permitem a entrada de luz natural, um pedido especial dos designers. “A cidade entra na loja, há uma continuidade e uma forte ligação com o exterior, o que é típico de Roma“, diz Chiuri. Uma nova área reservada para eventos especiais deve ser concluída até julho de 2015. Must visit!

Um átrio monumental com colunas e paredes de mármore é a parte principal da loja - Foto: reprodução
Um átrio monumental com 20 metros de altura é a parte principal da loja – Foto: reprodução

As obras começaram em julho de 2014 e seguiram um conceito arquitetônico “não invasivo” e atemporal, para parecer que tudo sempre esteve ali e fosse quase uma continuação da sede. Seguindo as diretrizes de Roma, o edifício voltou para as suas cores originais do século 16, em azul pastel e creme.

A loja já está funcionando, mas a abertura oficial será em 9 de julho, com um desfile de alta-costura para 700 convidados – que acontece pela primeira vez fora de Paris. “Esse é um momento muito importante, com uma relevância estratégica após a abertura das nossas unidades em Hong Kong e Nova York, as duas capitais mundiais de compras. A cidade é uma referência para a marca e uma fonte de inspiração para Chiuri e Piccioli“, afirmou o CEO da marca Stefano Sassi.

Abertura oficial será em julho, com um desfile de alta costura - Foto: reprodução
Abertura oficial será em julho, com um desfile de alta costura – Foto: reprodução

Sassi não revelou a estimativa de vendas para o novo carro-chefe da Valentino, mas deixou escapar que “nos quatro dias desde a abertura, as vendas foram melhores do que o esperado”, aproveitando o aumento no número de turistas para a Páscoa.

Outras inaugurações estão previstas para esse ano, incluindo uma loja na Bond Street, em Londres, uma em Miami, uma no Havaí e outra em Las Vegas. Para colocar já no roteiro de férias!