
Por Patricia Carta e Rodrigo Yaegashi
A Valentino acaba de apresentar a coleção feminina e masculina de verão 2021 na Fonderia Macchi. “Um dos vários símbolos de Milão, que hoje mais do que nunca merece ser celebrada como uma cidade de inovação”, diz Pierpaolo Piccioli sobre a locação do desfile.
Ressignificado, assim como a coleção, o espaço industrial foi ambientado pelo artista Satoshi Kawamoto, diretor criativo do Green Fingers, que levou 1200 flores, reunindo 34 espécies diferentes de oito países. Com quatorze câmeras e 160 iluminadores, a montagem do set foi desvendada, desmisticando assim o glamour e preparando a audiência para uma surpresa mais pé no chão.
Ao som de R&B pelo vencedor do Emmy, Labrinth, looks passam de um extremo ao outro. Ora muito curtos ora bem longos. Ora muito estruturados, geométricos e urbanos ora fluidos, lânguidos, suaves e escapistas, indo de cores neutras a vibrantes. Mas não é de hoje que o diretor criativo da marca brinca com opostos. Tampouco, para a nossa sorte, deixa de incluir tecidos tecnológicos e hand made. Desta vez, presente em tricôs e rendas de ráfia, tanto em roupas como em acessórios.
Piccioli parece mais despojado e desprendido de artifícios. A roupa é limpa e precisa, street e atual, vide a parceria com a Levi’s, que leva para à passarela o Boot Cut Jeans. As pinceladas coloridas nos vestidos de seda remetem às flores do cenário e nos fazem sonhar. E os vestidos lisos de georgette com detalhes e acabamentos variados são pura poesia. Veja dez coisas que amamos na coleção:
O cenário

A locação industrial foi reformulada com 34 espécies de flores de todos os cantos do mundo.
A trilha sonora

Foi impossível assistir ao desfile e não se apaixonar por Labrinth, que cantou acompanhado de um pianista e dois backing vocals.
As tachas

As clássicas tachas da label aparecem em versões maiores.
O floral

Assim como no cenário, as flores aparecem nas peças em rendas, prints e bordados.
A camisa

Entre diferente modelagens de camisas, a versão oversized pink é nossa preferida.
O crochê

O trabalho manual ganhou mais força nesta temporada e a Valentino apostou no crochê, incluindo versões néons.
Os babados

Vestidos e blusas ganham mais volume graças a babados.
Os brincos

Na categoria acessórios, os brincos merecem uma atenção especial.
O 3D

Cortes a lazer criam um efeito 3D nas peças, como no casaco marrom.
O respeito
A marca teve um respeito com todos os presentes e isso era visivel com o fato de estarem todos de máscara e distantes – até mesmo a famosa fila final teve distanciamento ensaiado para evitar aglomerações.