Maria João – Foto: Divulgação

Dez jovens revelações entre estilistas alagoanos selecionados pelo “Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021” prometem mergulhar no universo criativo de Vera Arruda para que dele extraiam inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto este ano.

Nome marcante na moda do Brasil, a estilista alagoana, falecida em 2004, no auge da sua carreira, conseguiu impor seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios. Trazia o Nordeste profundo para as passarelas, capas de revista e looks de celebridades. Sua arte peculiar e lúdica utilizava fartamente chitas, bordados, miçangas, pedrarias, crochê e o filé alagoano.

Vera Arruda foi revelada para o Brasil no Phytoervas de 1998, precursor das semanas de moda no País. Sob os olhares atentos da crítica especializada e do público que lotava o Hipódromo de São Paulo, a estilista arrancou aplausos calorosos com a coleção “A Estrela do Brasil Brilha”.

O evento que este ano homenageia a designer acontece no dia 29.09, no Espaço Armazém, localizado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió, e contará com a participação da herdeira de Vera, Maria João, sua filha com João Luiz Araújo, atualmente morando em Salvador.

Nas palavras de Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza (que financia o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura), “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de mod a, p erpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”

Já a produtora cultural Mirna Porto ressalta algumas novidades do Renda-se 2021: “teremos o resgate da verdadeira brasilidade. A leveza. A liberdade diante da diversidade. A verdadeira inclusão. Teremos uma passarela maior, uma divulgação maior. Também teremos o histórico bairro de Jaraguá como paisagem na cenografia. E teremos um tema único: Vera Arruda. Essa inspiração é a que queremos ver nas passarelas da vida. Nas ruas e avenidas novamente. Essa ousadia amorosa delicada e atrevida. O Projeto Renda-se vai, orgulhosamente, render-se a Vera Arruda.”

O desfile completo vai ao ar no Youtube no dia 08.10, às 18h. Imperdível!