Fotos: Getty Images

O verão 2013 da Missoni, apresentado neste domingo (23.09), na semana de moda de Milão tem como ponto de partida a capa de uma revista dos anos 60, encontrada por acaso na casa dos pais de Angela Missoni, designer da marca. Como resultado, formas trapézio, referências ao futurismo de Courrèges – que realiza forte comeback na temporada – , sobreposições, muito branco e uma leveza bem-vinda em um repertório sempre tão focado no tricô.

O tradicional chevron colorido da grife está lá, mas, desta vez, deixa de ser protagonista para abrir espaço para materiais delicados como a organza, espertamente sobreposta com o knitwear, especialidade da casa.

Uma certa dose de romantismo paira no ar. Vestidos de tricô e renda, que deixam porções de pele à mostra, certamente vão fazer bonito nas praias européias no próximo ano. Outra peça que é a cara das férias: as bermudas justas, usadas aqui com blazer e amplas camisas. Na cartela, além dos brancos, tons de verde e laranjas, principalmente. É lindo o efeito ombré de certos looks, escorrido e por vezes bordado de cristais em looks confortáveis.

Os comprimentos da estação são democráticos, alternam peças até os joelhos com outras curtíssimas. As ideias de beachwear também respiram ares retrô, sobretudo nas entradas de hot pants. Entre os acessórios, destaque para os sapatos, amarrados nos tornozelos, e para as maxipulseiras, que apareceram em looks como o desfilado pela atual numero 1 do mundo, Joan Smalls.