Salvatore Ferragamo – Foto: Divulgação

O Focus Fashion Summit 2020 aconteceu entre os dias 28 e 29 de outubro em uma edição totalmente virtual e gratuita. Com os convidados entrando remotamente a partir da plataforma Zoom, o evento abordou diversos temas relevantes do universo da moda e seus adjacentes.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Uma das últimas palestras foi ministrada pelo profissional Alexandre Morita, que trabalha na Focus Têxtil, na equipe de pesquisas de novas tendências e dinâmicas da empresa. O foco central do papo foram as cores que a empresa acredita que sejam as grandes tendências para o verão 2021.

A próxima estação terá 12 grandes cores que ganharam as passarelas e poderão ser vistas nas ruas e em diversas lojas. Elas foram divididas em três grupos para melhor entendimento: as neutras, as pastel e as vibrantes.

Neutras

Para Morita, as cores neutras sempre evocam uma ideia atemporal, dando às peças, uma longevidade ainda maior e melhor. Na visão comercial, estas cores são muito bem vistas e com ótimo retorno. Entre elas, destacam-se quatro subgrupos: bege, especiarias, marrons e marinhos.

Bege

Acne Studios e Stella McCartney – Foto: Divulgação

É uma trend tanto para as mulheres quantos para os homens. O tom que mais se destaca é o bege luminoso, em peças casuais e de alfaiataria, dando um ar bem sofisticado ao look.

Especiarias

Nichole Miller, Thakoon e Eudon Choi – Foto: Divulgação

Os principais tons deste subgrupo são o mostarda fechado e o açafrão, por serem tons terrosos chegando próximo ao laranja e o vermelho com tecido rústicos.

Marrons

Michael Kors, Acne Studio e Lanvin – Foto: Divulgação

Para Alexandre Morrita, o marrom é o novo preto, por ser uma cor essencial e de fácil combinação, e está em direta competição com o preto e branco. Entre os tons, diversos tipos de marrons se destacam, mas o que mais tem ganhado foco é o marrom médio, uma mescla entre o marrom cacau e o marrom café. Para o profissional, esta é uma cor que deve perdurar por diversas estações do ano.

Marinhos

Jason Wu e Chloé – Foto: Divulgação

Os tons marinhos dão um refresh ainda maior na gama de cores neutras, uma vez que traz profundidade e seriedade para as peças. A cor deve aparecer de forma bem democrática e versátil nas peças, contemplando looks casuais, sofisticados e contemporâneos. Nos looks esportivos, estas cores devem surgir como uma espécie de tecido tecnológico.

Pastel

Como era de se esperar, as cores pastel estarão em alta no próximo verão. O profissional da Focus Têxtil explica que elas dão as peças um toque leve e romântico que estes tempos difíceis pedem. Entre os tons, é relevante falar sobre quatro deles: azuis pastel, sálvias, violáceos e rosas pastel.

Azuis pastel

Adeam e Chloé – Foto: Divulgação

O tom azul céu continua à tona, com tecidos fluídos e acetinados. Ele aparece na feminilidade. No masculino, a cor aparece muito no casual com alfaiataria de verão bem feita, com linguagem despojada e com cara da estação.

Sálvias

Prada, Ulla Johnson e Jason Wu – Foto: Divulgação

Este é um tom que estará muito em alta no verão 2021. A cor apareceu bem forte fora do Brasil em itens e lojas de decoração e chegou às passarelas das grandes marcas. No feminino, ele dá um ar sofisticado com verde meio brilhante em tecido lustroso. Já no masculino, é possível imaginar que a cor aparecerá bem forte e concentrada, em um tom acima do feminino.

Violáceos

Ulla Johnson, Victoria Beckham e Zimmermann – Foto: Divulgação

Os tons violáceos aparecerão bem fortes tanto no universo feminino, como no masculino. Neste último, foi bem presente nas marcas que desfilaram na semana de moda de Milão em tons fechado feitos de tecidos terrosos. Já para elas, apareceu em tons bem claros e confortáveis.

Rosa

Thakoon – Foto: Divulgação

Grande destaque para esta cor, que foi bem forte na semana de moda de Paris. Entre os tons, os mais diversos, tendo destaque para o rosa bem lavado, bem claro mesmo, chegando para uma renovação bem sofisticada com um rosa mais encorpado. Para os homens, a cor brotou na alfaiataria masculina toda neste tom, bem vista e usada no streetwear.

Vibrantes

Para encerrar, como era de se esperar, as cores vibrantes com fortes doses de pigmentos aparecerão em alta no verão 2021. É a luz do verão que sai do céus e chega nas roupas. Destaque para o pink, vermelho, laranja e amarelo.

Pink

Stella McCartney – Foto: Divulgação

É um tom que funciona muito para o verão e para as peças leves e fluídas da estação. Tem amplo uso no universo feminino e chega em tons de neon, com cores fortes e bem pigmentadas – atingindo até o magenta.

Vermelho

Balenciaga e Givenchy – Foto: Divulgação

Como sempre, o vermelho é tendência. Entretanto, para a próxima estação, ele vai aparecer em um tom alaranjado e tomate. Ele renova as peças básicas, dá uma nova cara para os looks e leva um tom de sofisticação para as roupas casuais. Esta cor é bem democrática e abarca diversos perfis de peças e consumidoras.

Laranja

Acne Studios, Jason Wu e Burberry – Foto: Divulgação

No universo feminino, a cor laranja chega para três grandes grupos de roupas: alfaiataria de verão bem estruturada; sobreposições com tops e camisetas curtas; e vestidos leves e despojados. Já para os homens, esta cor aparece em looks casuais e peças que dão um toque tecnológico ao street wear.

Amarelo

Jason Wu e Balenciaga – Divulgação

O ponto alto da cor que conduz o verão é uma versão mais escura: o amarelo chega queimado e meio sujo. Combina com a feminilidade de alto verão. Perfeito para alfaiataria, combina com bege e mostarda.