Foto: Divulgação/Instituto Moreira Salles
Foto: Divulgação/Instituto Moreira Salles

Yves Saint Laurent: Não existe um fashionista de respeito na moda que não ouviu falar do argelino. Aprendiz de Christian Dior e dono de um império homônimo, o costureiro deixou um legado astronômico no mundo fashion. Foram grandes inovações, que abrangem desde suas inspirações para criar coleções, até modelagens e comportamento feminino.

Yves via as mulheres como musas, e sempre elegia de tempos em tempos uma modelo em específico como inspiração. Uma delas, foi Catherine Deneuve, para quem fez um guarda-roupa inteiro para o figurino do filme “A Bela da Tarde”.

Entre suas criações mais icônicas, desfiles e apresentações, a genialidade de Yves escondia uma profunda depressão. No documentário “L’Amour Fou” (2010), Pierre Bergé, seu companheiro de décadas, afirmou que o couturier tinha apenas um dia para ser feliz: o dia seguinte em que apresentava suas coleções. Logo depois, Yves voltava para a obscuridade e só sorria quando uma nova coleção era finalmente encerrada. Yves vivia para moda.

Nesta quinta-feira (01.08), Saint Laurent completaria 83 anos e, para homenageá-lo, elegemos sete criações que revolucionaram a moda. Veja seguir:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mondrian: o vestido inspirado pelo artista francês Mondrian é uma das peças mais icônicas do estilista.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alfaiataria: o corte impecável da modelagem plana fez das roupas de Saint Laurent as mais cobiçadas do mercado. A jaquete safári, de 1968, conquistou espaço em inúmeros editorias de moda pelo mundo, feita de algodão, gabardine e linho, está exposta no museu dedicado ao estilista, localizado em Paris. A peça ganha releituras até hoje.

Foto: Reprodução/Instagram/@twiggylawson
Foto: Reprodução/Instagram/@twiggylawson

África: um dos primeiros a se inspirar em outras culturas para desenvolver coleções ricas em informação, Yves Saint Laurent lançou a coleção “África”. Na foto acima, Twiggy posa com a peça ícone das criações.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Macacão: Conforto em primeiro lugar! O macacão preto é a peça que mais se usa hoje em dia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pop Art: Yves Saint Laurent amava a pop art, e inseriu o gênero artístico em suas criações.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Smoking feminino: um dos maiores hits de Yves Saint Laurent foi ter a audácia de construir um look masculino para as mulheres, como fez Coco Chanel.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Silhueta em A: logo em sua estreia como estilista solo, Saint Laurent apresentou a silhueta em A, ou silhueta trapézio. Esse nova formato revolucionou o que era conhecido como feminino, já que os modelos comuns para mulheres tinham foco em realçar a silhueta feminina, como a cintura e o quadril.  

Leia mais:
“L’Amour Fou” desvenda o romance e a vida de Saint Laurent e Pierre Bergé
Fashion film da semana: “Yves Saint Laurent”
Yves Saint Laurent e seu legado na moda