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A Zara comemora seu 50º aniversário em grande estilo. Para marcar a data, a gigante espanhola reuniu cinquenta dos maiores nomes da moda, da fotografia, do cinema, da música e do design em um projeto colaborativo sem precedentes. Annie Leibovitz, Anna Sui, David Chipperfield, Kate Moss, Marc Newson, Naomi Campbell, Nick Knight, Norman Foster, Pat McGrath, Pedro Almodóvar, Rosalía e a própria equipe de design da marca estão entre os convidados a desenvolver peças que vão de jaquetas e bolsas a cadeiras, sacos de dormir e até uma bolsa de transporte para pets.
Conhecida como uma das maiores rede de lojas de roupas do mundo, sua história começou há 50 anos em A Coruña, Espanha, quando Amancio Ortega e Rosalía Mera fundaram a Zara com a missão de traduzir as tendências das passarelas em peças acessíveis, democratizando a moda. A primeira loja fora da Espanha foi inaugurada em 1988, na rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal, o primeiro passo de uma expansão que levaria a marca a conquistar o mundo com sua qualidade e agilidade.
Para celebrar esta data tão especial, a Zara convidou 50 criadores globais para colaborar. “É uma honra que esses artistas tenham escolhido celebrar nosso aniversário desta forma conosco”, declarou Marta Ortega Pérez, presidente não-executiva da Inditex. “Cada um é referência em sua área, em termos de imaginação, inovação e integridade. Eles compartilham as mesmas paixões que a Zara cultiva desde o início: a qualidade do ofício e a alegria do design.”
Toda a receita gerada pela coleção será revertida para a Women’s Earth Alliance, organização dedicada ao fortalecimento da liderança feminina na preservação do meio ambiente. Além disso, a Zara doará 20 mil euros a 50 instituições beneficentes escolhidas pelos artistas participantes.
A comemoração inclui ainda um pop-up especial durante a Paris Fashion Week, entre os dias 2 e 5 de outubro, no endereço 40 Avenue Georges V. Com curadoria de Sarah Andelman, o espaço exibirá os 50 designs criados para a ocasião, além de uma programação de conversas conduzidas por Derek Blasberg. A trilha sonora será assinada por Michel Gaubert e o ambiente contará com café da We Are Ona. A coleção chega ao público em 6 de outubro no site da Zara e em lojas selecionadas. No Brasil, a venda será exclusivamente online.