Hoje é aniversário de Fernanda Montenegro, que comemora 89 anos. A dama da dramaturgia brasileira recentemente deu a entender que se despediu das telenovelas, no papel da enigmática Mercedes Alcântara, de “Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo. Mas ela continua ativa no cinema e tem três longas-metragens em produção (“Piedade”, “A Vida Invisível” e “O Juízo”), além de estar filmando a biografia da arquiteta modernista Lina Bo Bardi.
Para marcar a data, Bazaar lista 10 filmes que todo mundo precisa assistir para comemorar o aniversário da atriz. Veja do mais recente ao mais antigo:
2014 – “Rio, Eu te Amo”
Ótima pedida para quem gosta de curtas, o filme reúne 10 histórias de amor que se passam no Rio de Janeiro. Na trama, ela vive a personagem de Dona Fulana, uma moradora de rua que é amante do horto florestal do Rio de Janeiro que adora pão com mortadela e não vive sem a sua liberdade.
2013 – “O Tempo e o Vento”
Em umas das histórias mais contadas do Brasil, ela vive a personagem Bibiana Terra Cambará no drama sobre a ocupação das terras ao Sul do País escrita por Erico Veríssimo. Marjorie Estiano vive a heroína quando mais jovem.
2005 – “Casa de Areia”
O premiadíssimo filme do diretor Andrucha Waddington traz Fernanda contracenando com sua filha, Fernanda Torres. Elas vivem mãe e filha na trama, que mostra o cotidiano das duas tentando sobreviver no deserto do município de Santo Amaro, no Maranhão.
2004 – “O Outro Lado da Rua”
No clima de “Janela Indiscreta”, um dos filmes mais clássicos de Alfred Hitchcock, o filme conta a história de Regina, vivida por Fernanda, uma aposentada que vive bisbilhotando a vida dos vizinhos – até ver o Ministro da Justiça brasileiro cometer um assassinato.
2000 – “O Auto da Compadecida”
Uma das maiores bilheterias do cinema nacional e também muito premiado, o filme de Guel Arraes traz Fernanda no papel da própria Compadecida.
1998 – “Central do Brasil”
Filme de sucesso de Walter Salles, ele é protagonizado por Fernanda, que vive a escritora Isadora. Foi indicado em duas categorias do Oscar, incluindo o de melhor atriz para ela.
1985 – “A Hora da Estrela”
Neste longa-metragem de Suzana Amaral, ela dá vida à inesquecível Madame Carlota, que convence a protagonista, Macabea, de que ela vai conhecer um homem alto loiro e rico que vai tirá-la da pobreza.
1981 – “Eles não usam Black-Tie”
Em um dos filmes mais emblemáticos sobre o engajamento da classe trabalhadora do Brasil em uma época de repressão. Ela faz o papel de Romanda, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri, seu marido Otávio.
1978 – “Tudo Bem”
Não é só de drama que se faz uma carreira brilhante no cinema. Fernanda foi protagonista desta comédia de Arnaldo Jabour, que conta a história de uma reforma de apartamento de uma família de classe média que vira um inferno.
1965 – “A Falecida”
Baseado em história de sucesso de Nelson Rodrigues, ela vive Zulmira, uma mulher obcecada pela morte e que sonha em ter um enterro de primeira linha.
Leia mais:
Penny Marshall 75 anos: quatro filmes da diretora para rever
Fashion film da semana: “Yves Saint Laurent”
“Coco Antes de Chanel”: tudo sobre o fashion film da semana
10 coisas que amamos do verão 2019 da Yves Saint Laurent