Lenda da música, da arte e do cinema: David Bowie faria 72 anos nesta terça-feira (08.01). Seu trabalho na história da cultura mundial é um legado. Seu estilo é – e sempre foi – inspiração para estilistas e editorias de moda. Seguindo os passos de Freddie Mercury e Michael Jackson – músicos com quem fez inúmeras collabs – , sua música representa gerações.
O cantor faleceu em janeiro de 2016, em Nova York. E como um verdadeiro astro da arte, Bowie preparou sua morte: no mesmo ano ele lançou o álbum “Blackstar”, que tem o jazz como centro de criação, misturado ao rock sombrio.
Nos anos 1970, “The Man Who Sold The World” impressionou a crítica. Na mesma década, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars” foi um marco. Bowie não só criou uma nova linha musical, como foi um dos pioneiros a apostar na androgenia.
David Bowie como Ziggy Stardust usava peças femininas, como as do estilista Kansai Yamamoto. Foi o designer japonês quem elaborou os quimonos e as peças genderless que o ícone usava, ajudando-o a inventar o estilo glam rock. Já o famoso hairstyle foi inspirado em uma das fotografias de campanha de Yamamoto.
O penteado foi recriado pela cabeleireira da mãe de David Bowie, Suzi Fussey. O mood da maquiagem que apaga as sobrancelhas, usado principalmente pela atriz Tilda Swinton, também nasceu das criações do cantor: David Bowie dizia que só raspou as sobrancelhas porque sua música “Drive-In Saturday” foi recusada pelo “Mott The Hoople”.
A turnê do álbum “Diamond Dogs” em 1974 reinventou o termo oversized. Quando Hedi Slimane se tornou diretor criativo da Saint Laurent, o estilista afirmou que sua coleção tinha pinceladas do estilo de David Bowie. John Galliano também abusa das referências do britânico: sua coleção da primavera 2016 tinha desde o cabelo, passando pela maquiagem e pelas peças de roupa.
Nos anos 1980, Willy Brown também foi um dos designers que trabalhou com Bowie. Foi ele quem criou o macacão rosa que o cantor usou no videoclipe da música “DJ”.
No final dos anos 90, Alexander McQueen foi eleito para trabalhar com o cantor. McQueen foi quem criou os figurinos da turnê de 1996 e 1997. Bowie era um visionário: todas as suas colaborações com estilistas – no mínimo – underground, obtiveram sucesso. E esses estilistas se tornaram grandes designers.
Veja ao longo desta página algumas fotos que representam o legado de David Bowie:
Leia mais:
Boy George faz 57 anos: relembre sua influência na moda
Bulgari faz tributo a Andy Warhol e aos anos 1980
Michael Jackson 60 anos: veja seu legado fashion
Lady Gaga: desvendamos o figurino do show “Enigma”