
Da esquerda para a direita, looks de inverno 2013 de Marc Jacobs, Valentino e Gucci - Fotos: Getty Images
Por Laura Artigas
Em filmes, livros, séries de TV e coleções importantes, princesas, bruxas e outros personagens vindos dos contos de fadas instalam-se, definitivamente, no imaginário coletivo, trazendo um clima de pura fantasia para o cinema, as artes e, principalmente, a moda. A presença de figuras de reinos muito, muito distantes daqui aparece nas coleções de prêt-à-porter para o inverno 2013 internacional, disfarçada nos moods dark, decorativista e maximalista da temporada.
Marc Jacobs, por exemplo, revisitou o traje-conceito das bruxas – mas complicou um pouco a aerodinâmica do voo de vassoura, em looks com muitas sobreposições. Em seu Haloween, os sapatos de bico e fivelas quadradas têm aplicações de cristais, e o preto não é a cor oficial das feiticeiras, que também usam rosas, azuis e gelo. O truque final são os chapéus coloridos e molengos, que substituem os tradicionais modelos cônicos.

À esquerda, vestido de verão 2013 de Samuel Cirnansck; ao centro e à direita, inverno 2013 da Valentino e Dolce & Gabbana - Fotos: Fotosite e Getty Images
Sob a batuta de Frida Gianinni, o inverno da Gucci tem ares medievais. Suas caçadoras usam mantôs e casacos de pele, botas de montaria e calças de jacquard e couro. Os vestidos longos, ora de veludo, ora de seda ou tule, ajustados e transparentes, promovem a sensualidade sombria de vilãs ultraglamorosas.
Fadas mediterrâneas aparecem na coleção barroca da Dolce & Gabbana. Elas são adeptas dos bordados florais, ornamentações em dourado, rendas, tules e apostam em acessórios poderosos, como coroas de flores e brincos de estilo chandelier.
Se a moda funciona como poção mágica do inconsciente coletivo, os ingredientes do momento são: uma pitada de romantismo, outra de escapismo, um pouquinho de melancolia e outro tanto de fantasia.
“Os polos bem definidos ‘do bem e do mal’ dos contos de fadas dão a sensação de conforto nestes tempos de ética confusa e crise econômica. A beleza atemporal dessas histórias que narram o triunfo humano heróico, o poder do amor verdadeiro e milagres está em voga”, explica Sharon Graubard, editora-chefe do observatório de tendências Stylesight.
A Harper’s Bazaar traz uma seleção de acessórios para entrar nesta onda. Confira: