Suzane Farias aposta na sustentabilidade e lança joias de cerâmica

Suzane Farias exibe peças de sua autoria – Fotos: Igor Reis

Por Cibele Maciet, com fotos de Igor Reis e edição de moda at large Filipa Bleck

A cearense Suzane Farias já tinha o caminho traçado antes mesmo de terminar a faculdade de Direito em Fortaleza. Vinda de uma família tradicional de juristas, a designer seguiu o caminho dos pais e tinha um emprego estável como diretora de um tribunal do Recife.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas a vontade de mudar de vida veio em 2004, aos 38 anos. Depois de 12 anos trabalhando na área, decidiu deixar o Direito e seguir seu sonho: criar joias. Na época, começou a produzi-las com pedras, que sempre a fascinaram. Essa paixão a levou a pesquisar sobre o assunto e, quando se deu conta, estava fabricando suas próprias peças. Na sequência, vieram as encomendas, e a partir daí, não parou mais.

O lançamento da marca homônima veio no mesmo ano. Apaixonada por trabalhos manuais e desenho desde criança, fazia bordados, crochê, pintura e artesanato. “Acredito que esse amor contribuiu muito para minha vontade de mudar de área. Não foi uma decisão fácil, mas tive o apoio da minha família e isso foi bem importante”, conta a designer à Bazaar.

Suzane Farias aposta na sustentabilidade e lança joias de cerâmica

Fotos: Igor Reis

Inicialmente, a preocupação com a sustentabilidade não era presente em seu trabalho, embora ele já fosse, na sua essência, sustentável. Suzana adora misturar ouro, prata e pedras preciosas com materiais inusitados e fora do comum como palha, semente, tecido, vidro, conchas, pedras de praia, e, mais recentemente, cerâmica artesanal. “Estou experimentando criar peças totalmente de cerâmica e adorando o resultado. Hoje, considero o compromisso com o artesanal a minha principal contribuição para a sustentabilidade”, conta.

Suzane Farias aposta na sustentabilidade e lança joias de cerâmica

Fotos: Igor Reis

Outra forma de contribuir para a redução do lixo e impacto no meio ambiente é a produção de joias duradouras e atemporais. Suzana não segue tendências e incentiva as clientes a reformarem e transformarem suas peças antigas em novas. “Garantimos a manutenção daquilo que fabricamos independentemente da época da aquisição. Entendo que a sustentabilidade é um caminho, não um destino, e, por isso, busco sempre melhorias”, explica. Reduzir, reciclar e reutilizar sempre que possível é o lema de Suzane.

Suzane Farias aposta na sustentabilidade e lança joias de cerâmica

Joias para casa da designer – Fotos: Igor Reis

Sua última coleção batizada de “Joias de Cerâmica” é uma lembrança da pandemia, quando decidiu realizar o antigo desejo de trabalhar com argila. “Fiquei tão encantada pelo ofício que resolvi juntar as duas paixões, joias e cerâmica. O que mais me agrada nessa nova fase são as infinitas possibilidades que a cerâmica proporciona e o fato de eu mesma executar as peças”, explica. Além das joias, Suzane produz objetos de decoração. “São peças com pedras naturais e materiais como madeira, acrílico e cerâmica”, conta. Verdadeiras joias para a casa.