Nesta segunda-feira (22.08), foi divulgado o título e o casting do Calendário Pirelli 2023. Chamada “Love Letters to the Muse” (em português, “Cartas de Amor para a Musa”), a edição contará com algumas das modelos mais famosas do mundo, fotografadas por Emma Summerton em Nova York e Londres.
O conceito do Calendário Pirelli é focado nas musas, personagens imaginárias e arquétipos que inspiraram Summerton ao longo de sua vida. As imagens prestam uma homenagem a todas as mulheres que influenciaram o trabalho da fotógrafa – de sua mãe a uma seleção de cantoras, atrizes, artistas, escritoras, ativistas, pintoras e muitas outras. Do imaginário à bagagem cultural de Emma, as ideias mesclam mulheres reais e fictícias.
“Desde o início da minha jornada com a fotografia, sempre fui impulsionada por quem é a mulher à minha imagem. De onde ela veio? Onde ela quer ir? Quem ela ama? Como ela ama? O que a move? Como ela se imagina no mundo? Como ela se torna a imaginação de si mesma? Primeiro, faço essas perguntas a mim mesma e, depois, as projeto na história que estou tentando contar ou na emoção que espero transmitir. A intenção é inspirar o expectador a abrir a mente e sonhar comigo”, explica a fotógrafa australiana responsável pelas imagens da 49ª edição do calendário, que foi fotografada durante três dias em Nova York, em junho, seguido de um dia em Londres, em julho.
O casting estrelado conta com a participação de Adwoa Aboah, Adut Akech, He Cong, Cara Delevingne, Ashley Graham, Bella Hadid, Karlie Kloss, Precious Lee, Lila Moss, Sasha Pivovarova, Emily Ratajkowski, Guinevere van Seenus, Lauren Wasser e Kaya Wilkins.
“Reparei no trabalho de Summerton porque as suas imagens representam um mundo onírico e mágico, muito rico em cor e imaginação. E como vivemos em uma época em que o “real” e o “irreal” se encontram com frequência cada vez maior, ela parecia a artista perfeita para interpretar esse momento e, ao mesmo tempo, dar uma grande contribuição à herança do Calendário Pirelli”, afirma Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.
A apresentação de “Love Letters to the Muse” acontecerá em novembro. A edição conta com direção de arte e design de Tenzin Wild, direção de elenco de Piergiorgio Del Moro, cenografia de Viki Rutsch, styling de Amanda Harlech, cabelo por Eugene Souleiman e maquiagem por Hiromi Ueda.
Veja abaixo imagens do backstage das fotografias e qual musa cada modelo encarnou: