Paris voltou a ser uma festa. Depois de dois anos de pandemia sem direito a vida social, viagens e programas pela cidade, o movimento por aqui voltou com tudo
A notar pela última temporada de moda, encerrada no dia 4 de outubro. Com centenas e centenas de convidados nos desfiles, eventos, coquetéis, aberturas de lojas, apresentações, os tumultos pareciam ter tomado conta de vários spots espalhados pela cidade. E os brasileiros? Sim, eles estavam lá, e muitos deles, como não se via há muito tempo! A língua portuguesa era ouvida em todos os cantos, no metrô, nas salas de desfiles, nas ruas. Jornalistas, influencers, visitantes, turistas, teve até quem se inscreveu nas listas eleitorais do consulado para poder votar nas eleições presidenciais no primeiro turno na cidade.
Foi pensando nesse público, que elegeu Paris como uma de suas capitais mundiais favoritas, que escolhemos os cinco melhores hotéis para visitar nas suas próximas férias. Bem localizados, com um serviço top, e, sobretudo, charmosos. Vamos lá?
Madame Rêve
Um dos queridinhos dos fashionistas internacionais, o hotel cinco estrelas inaugurado pelo empresário Laurent Taïeb no ano passado é puro charme. Localizado no prédio dos correios do Louvre, construído em 1888, ele é o supra sumo do luxo. Com mais de 7.000 m2, o hotel, super central – ele fica no 1er arrondissement -, oferece a parisienses e turistas de todo o mundo 82 quartos e suítes, a maior parte deles com terraço, um spa, dois restaurantes, além de um enorme jardim suspenso com uma visão inédita de Paris. Com obras de arte espalhadas pelo local, – elas vão de Olivier Masmontiel à Inès Longevial e de María José Benvenuto à Jacques Villeglé – , o ambiente é todo amadeirado e eco-responsável, atendendo aos exigentes critérios dos rótulos ambientais Leed Core, Breeam, Effinergie Renovation, Shell e NF-HQE. Super dica: o restaurante La Plume oferece uma cozinha com inspiração asiática e vista para a magnifica Igreja Saint-Eustache, além do rooftop com um bar apinhado de fashionistas e uma vista 360° espetacular da cidade. É melhor reservar o bar com antecedência, a concorrência se vê na fila do lado de fora!
Park Hyatt Paris-Vendôme
Um dos mais famosos palácios parisienses, o Park Hyatt Paris-Vendôme, que completa duas décadas de vida nesse ano, ainda é o preferido de muitos brasileiros. O local conta com 156 quartos e 45 suítes aconchegantes que misturam clássico e moderno – decorados por Ed Tuttle – , muitos deles oferecendo uma vista magnífica da coluna Vendôme. O charmoso Café Jeanne, com living, lareira, balcão, telhado de vidro e terraço, recebe convidados e clientes para um drink ou um prato do grande chef Jean-François Rouquette, figura central na história do hotel. Além do Pur’, com uma estrela no Guia Michelin, perfeito para encontros mais sofisticados. Super bem localizado – ele fica no 2ème arrondissement, ao lado da Place Vendôme -, ele ainda tem piscina, spa e academia.
TOO Hotel
A aguardada inauguração do hotel quatro estrelas, instalado no 13ème arrondissement no topo de uma das DUO Towers do famoso arquiteto francês Jean Nouvel, aconteceu no dia 20 de outubro. Com 139 quartos e suítes com uma vista espetacular para a Torre Eiffel, o rio Sena e todos os monumentos de Paris, ele promete ser o próximo spot de brasileiros em Paris. Com um spa arborizado de 80 metros de altura com jacuzzi ao ar livre, um restaurante aberto o dia todo a 100 m de altura com vista para Paris, além do skybar de 350 m2, com cerca de 150 m2 de terraço a mais de 120 m de altura, o hotel está causando sensação mesmo antes de abrir. De propriedade de Laurent Taïeb – o mesmo do Madame Rêve -, e direção artística de Philippe Starck, ele oferecerá uma versão futurista, responsável e acessível de hotéis urbanos de alto padrão. Quem se habilita?
Saint James Paris
Para quem prefere ficar distante do burburinho fashion do centro, um hotel que é metade castelo, metade mansão. Em pleno 16º arrondissement de Paris, um endereço mítico, uma rara joia arquitetônica totalmente redesenhada pela festejada designer de interiores Laura Gonzalez. O Saint James, que, aliás, pertence à rede Relais & Châteaux, é um endereço emblemático da art de vivre francesa! Com apenas vinte e dois quartos entre o espírito art déco e contemporâneo, os padrões geométricos flertam com flores do século 18, texturas aveludadas combinam com pisos de madeira Versalhes e tapetes grossos e detalhes antigos. Uma chiqueria sem fim! E tem mais: os pratos da cozinha do chef Julien Dumas, que adota uma abordagem eco-responsável no restaurante Bellefeuille, o spa charmosíssimo da Guerlain, o jardim, no qual são plantados os legumes e frutas do chef Julien, um tesouro em plena capital francesa. Vale a pena experimentar esse paraíso!
So/ Paris
Elaborado por David Chipperfield e decorado pela agência RDAI, o So/, no 4° arrondissement, é um paraíso com alma de Nova York em plena capital francesa da moda (os uniformes são criados por Guillaume Henry – atual designer da Patou!). Com vinte e dois quartos e suítes feitos em veludo roxo com vista para os mais belos monumentos da capital – Le Panthéon, Notre-Dame, Tour Eiffel, Beaubourg, Sacré-Coeur -, a impressão é de se estar em um miradouro! No quesito restaurante, o 15º andar propõe o Bonnie (do badalado grupo Paris Society – Maison Russe, Bambini, MUN, Girafe, CoCo…), com receitas típicas de bistrô. De frente para o pôr do sol e para a obra de Olafur Eliasson no teto, a vista é deslumbrante. Para quem quiser esticar depois das maratonas de desfiles da semana de moda, o hotel tem um clube. Para quem tem a intenção de relaxar, a dica é aproveitar o spa com produtos Codage.