Criada no Rio de Janeiro, onde aprendeu a surfar no Arpoador, Maya Gabeira começou a competir profissionalmente aos 17 anos quando foi morar no Havaí e decidiu se dedicar ao esporte. Com inúmeros troféus conquistados ao redor do mundo, a carioca bateu seu primeiro recorde mundial feminino em outubro de 2018, depois de surfar a maior onda do mundo em Nazaré, Portugal, com direito a registro no Guinness Book, inaugurando uma nova categoria: Largest Wave Surfer By A Woman.
Em 2020, Maya surpreendeu a todos novamente ao bater seu próprio recorde, surfando uma onda ainda maior que a de 2018 e, dessa vez, o recorde foi de maior onda já surfada por homens e mulheres naquele ano.
Maya se aventura por novos mares explorando seu lado empreendedor ao desenvolver sua marca própria de protetor solar, feito de algas e 100% sem plástico. Com lançamento para a segunda semana de dezembro, a Blue Aya tem como missão reconectar o ser humano com a natureza e nasceu desse desejo urgente de proteger o planeta. Maya aposta em protetores para todos os tons de pele, com destaque para as para atletas que praticam esporte na água.