Da esquerda para a direita: Eufrásia Teixeira Leite, Luiza Helena Trajano e Nathalia Arcuri – Fotos: Divulgação

Cada vez mais surgem grandes mulheres que aproveitam as oportunidades financeiras para se tornarem verdadeiros ícones do mercado de investimentos. Embora o número de mulheres investidoras esteja aumentando, ainda é muito difícil que o grande público se identifique com esses nomes. Pensando nisso, preparamos uma lista com três mulheres investidoras que são um poço de inspiração para outras mulheres mergulharem nessa área e aumentarem o protagonismo feminino no setor de finanças. Veja:

Eufrásia Teixeira Leite

Eufrásia Teixeira Leite – Foto: Divulgação

Para iniciar essa lista, ninguém melhor que a primeira mulher a investir na bolsa de valores do Brasil e também uma das primeiras mulheres a investir na bolsa de Paris, isso no ano de 1872. Natural de Rio de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, Eufrásia recebeu uma boa herança de seus pais no ano de 1872, quando faleceram. Desde então, ela e sua irmã viajaram o mundo, comprando ações, títulos e aplicações em mais de 15 países e em 9 moedas diferentes. Em determinado momento, em seu testamento, deixou um inventário de 37 milhões de réis, que, se convertidos, seriam o equivalente a R$ 600 bilhões. A maior parte de seu dinheiro recebido pelas ações e imóveis era destinada a caridade e instituições de ensino. Ao falecer, em 1930, e sem filhos, deixou alguns poucos títulos para sócios e primos, mas a maior parte do seu dinheiro foi doada para a área de ensino da cidade de Rio de Vassouras.

Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri – Foto: Divulgação

Um dos nomes mais falados no mundo dos investimentos brasileiros é o de Nathalia Arcuri, CEO do Me Poupe!, um canal no YouTube destinado à educação financeira que, hoje, possui mais de 5 milhões de inscritos. Sua jornada no mundo dos investimentos começou aos 7 anos, quando uma colega da escola disse que seus pais tinham aberto uma poupança para ela ter um carro ao completar 18 anos. Como os pais de Nathalia não fizeram o mesmo, ela arregaçou as mangas e logo cedo começou a trabalhar para alcançar, por conta própria, seus sonhos. Com 25 anos, já era dona de seu apartamento, e trabalhou como jornalista em emissoras como SBT e Band. Em seu canal, ela ensina de maneira simples e fácil como analisar melhores investimentos e como reeducar a gestão financeira pessoal.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano – Foto: André Giorgi

A lista não pode ficar completa sem Luiza Helena Trajano. Ela é natural da cidade de Franca, no interior de São Paulo, e começou a trabalhar aos 12 anos, na loja de presentes de sua tia, também chamada Luiza. Em 1991, assumiu o controle da empresa, que passou a se chamar Magazine Luiza, e fez o empreendimento aumentar, com cerca de 1 mil filiais espalhadas por todo o Brasil, e se tornar uma das empresas mais bem-sucedidas do país. Luiza Helena estudou direito em Franca, e dedicou toda sua vida e seus investimentos a fazer com que sua empresa prosperasse no meio. Hoje, possui um patrimônio de US$ 5,3 bilhões.

O que é possível concluir da história de cada uma dessas mulheres é que, através do trabalho duro e de muito estudo, é possível ampliar o patrimônio, investir para uma vida mais tranquila, garantir o futuro da família ou ajudar outras pessoas em necessidade. Para começar, não é preciso muito, pois passos curtos, mas certeiros, podem levar longe, seja a compra de um título de capitalização, uma ação de fundo imobiliário ou a compra de ações de empresas confiáveis.