Desde a morte de Virgil Abloh, em novembro de 2021, uma dúvida rondava o mundo da moda: quem substituiria o diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, sem deixar de lado a relevância e trajetória única que o designer criou à frente da marca? Depois de meses de especulação, uma coleção criada com uma parceria entre Colm Dillane e o time criativo da marca, a maison anunciou quem ocupará o cargo: Pharrell Williams.
SIGA A BAZAAR MAN NO INSTAGRAM
A escolha do músico norte-americano pode surpreender num primeiro momento, mas Pharrell tem uma longa relação com o mundo da moda. Antes de assumir o novo cargo, o artista já havia assinado parcerias com Adidas, Tiffany e com a própria Louis Vuitton, com quem mantém um relacionamento de longa data, e já fundou algumas marcas, como a Billionaire Boys Club e Icecream, criada em parceria com Nigo, diretor criativo da Kenzo. .
“Pharrell Williams é um visionário cujos universos criativos expandem da música à arte, e à moda – se estabelecendo como um ícone global cultural nos últimos 20 anos. A maneira como ele rompe barreiras nos vários mundos que explora alinha-se com o status da Louis Vuitton como uma Maison Cultural, reforçando seus valores de inovação, espírito pioneiro e empreendedorismo”, afirma a marca em anúncio oficial.
Os fãs da marca e do músico não ficarão curiosos sobre o resultado da união por muito tempo, já que a grife anunciou que a primeira coleção assinada por Pharrell será apresentada em junho, durante a semana de moda masculina de Paris.
“Estou feliz em receber Pharrell de volta à casa, após nossas colaborações em 2004 e 2008 para a Louis Vuitton, como nosso novo diretor criativo masculino. Sua visão criativa além da moda sem dúvida levará a Louis Vuitton em direção de um novo e muito empolgante capítulo”, disse Pietro Beccari, presidente e CEO da grife, em comunicado.
A relação de Pharrell e Abloh
Em uma entrevista para o The New York Times, em 2020, Virgil Abloh comentou que era fortemente influenciado pela trajetória do Pharrell no início dos anos 2000. “O protótipo na época era que você tinha que ser um bandido ou um atleta ou um rapper. E então ele apareceu com um estilo diferente, como produtor, artista, formador de opinião, indivíduo. Isso meio que levantou um espelho para mim – era o novo protótipo e veio com um novo som. Grande parte da liberdade exibida em minha prática é desse mesmo tipo de risco”, afirmou para o jornal.
Ao longo da carreira de Abloh, o designer e o artista se tornaram amigos – o que aumenta a expectativa de que Pharrell irá dar continuidade ao legado do criador da Off-White. Já quando observamos o estilo do cantor, a expectativa é que sua orientação criativa carregue traços do seu estilo aventureiro, colorido, cheio de joias e com enfoque na fluidez de gênero.