
Lucas Anderi estreia na semana de moda de Paris Anderi – Foto: Divulgação
Paris é a cidade da moda, o berço da semana mais importante e a mais reconhecida do circuito internacional da indústria. Como o brasileiro Lucas Anderi está se sentindo um dia antes de seu début na fashion week francesa? “Você quer saber a verdade? Se você falar mais um pouco vou começar a chorar”, revela.
O motivo da emoção e sensibilidade vai além de ser um dos únicos brasileiros a se apresentar durante a semana, é a primeira vez que o designer cruza águas internacionais com uma coleção completamente sua. Apesar de suas criações já terem sido apresentadas algumas vezes sob uma grife francesa na Semana Bridal de Barcelona, o desfile solo em Paris marca um grande passo na carreira do estilista e ele sente isso.
“É algo muito legal não só para mim, mas para a gente representar o nosso Brasil e levar o nosso País para o exterior”, conta o designer em entrevista à Bazaar, às vésperas de sua estreia na Cidade Luz.
A coleção, que será apresentada neste sábado (30.09), é a primeira linha de moda festa criada por sua marca homônima. Apesar de ser um nome reconhecido no universo bridal, Lucas Anderi conta que gosta de um desafio e criou uma coleção que troca os tecidos brancos dos vestidos de noiva por uma explosão de cores.
Quem é a melhor inspiração para uma coleção ousada e colorida? Ninguém menos que Carmem Miranda, a grande atriz brasileira que conquistou corações internacionais. “Uma mulher que veste e ousa com as roupas, ela era a frente de sua época. Para a linha, me inspiro nela pelas cores e a volumetria”, explica o estilista, que acredita que a artista, alguém à frente de seu tempo, também acrescenta empoderamento e ousadia às criações.
Lucas Anderi, libanês radicado no Brasil, tem uma bagagem cultural rica em sua trajetória, que também serve de inspiração para a coleção. O resultado é uma sutileza entre os estilos árabe e brasileiro, sempre pensando na mulher brasileira como sua cliente.

Primeira coleção de moda festa assinada por Lucas Anderi – Foto: Divulgação
“Gosto muito de observar o comportamento da mulher. É muito importante a gente saber como ela se comporta, o que está usando hoje em dia, o que ela gostaria de vestir. Quais são as alturas dos decotes, saias e o volume disso? Não adianta olhar para um vestido espanhol e falar que é lindo, mas a brasileira não usa”, completa.
Anderi cita, como diferença entre os tecidos, o rico veludo, um dos seus favoritos pela beleza mas que, na prática, não consegue desenhar vestidos para seu público, principalmente pelo clima em que está inserido. Afinal, ele faz vestidos para serem usados por suas clientes, não apenas um conceito belo de passarela.
“É bonito e interessante, mas os tempos mudaram e, depois da pandemia, aprendemos muito. Nada se faz descartável, temos que fazer coisas para serem usadas”, explica o designer.
A nova coleção conta com tecidos como crepe, tafetá, mikado e renda francesa. Os bordados de pedrarias são um de seus toques árabes, em que mistura vários tipos de pedras em um mesmo trabalho, localizados pontualmente entre os modelos. As flores são protagonistas, incluindo um vestido com mais de 70 flores feitas à mão e recortadas no Brasil. “Com minhas fadas madrinhas, minha equipe toda brasileira trabalhando nisso. E desfilar em Paris, já é algo muito emocionante”, acrescenta.
A grande diferença entre entrar no mundo de festa e sair do altar? Para o designer, a maior consideração é o grau de dificuldade. Fazer um vestido de noiva é difícil, você vende um sonho de anos, uma expectativa enorme de se superar na mesma cor sólida. “Quando envolvemos cores, fica mais fácil”, ele conta, e adiciona que, apesar de seu grande repertório em bridal, sempre sentiu uma paixão por cores, uma sensibilidade nelas.
Lucas Anderi debuta na semana de moda de Paris no dia 30 de setembro, às 15 horas (horário de Brasília). O amor e a sensibilidade em vestir mulheres para eventos especiais são uma parte essencial do designer: “Muito amor, mas tanto amor que você vai conseguir ver no sábado. Essa é a mulher que vejo: empoderada com a volumetria, com laços, com golas, com bordado pontual, com flores. Essa é a mulher ‘Lucas Anderi’. Uma mulher independente, uma mulher que carrega a minha roupa”.