Six Senses Douro Valley | Foto: divulgação

Por Mari Campos

Com o rio serpenteando seu caminho preguiçoso entre vinhedos, montanhas e encantadores vilarejos, a gente logo entende que não é por mera casualidade que o Vale do Douro seja patrimônio mundial da Unesco. Esse cenário bucólico exala romance a apenas uma hora e meia de carro da cidade do Porto, em Portugal – e vem regado por excelentes vinhos e boa mesa.

Foi só em 2001 que o Douro, uma das regiões vinícolas mais conhecidas do mundo, começou a trabalhar o enoturismo. Hoje, os seus grandes vinhos são produzidos com interessantes diferenças entre cada microrregião (Cima Corgo, Baixo Corgo e Douro Superior) em deliciosas e autênticas “quintas” portuguesas, como Crasto, Ventozelo, Nova, Vale Dona Maria, Seixo, Vallado e Bonfim.

E é bem no vilarejo de Lamego, um dos mais antigos das terras lusitanas, que fica o luxuoso e sustentável Six Senses Douro Valley (@sixsensesdourovalley). Ocupando uma espetacular propriedade de oito hectares do século 15, o lugar é rodeado por vinhedos e bosques e tem vista panorâmica para o Douro – inclusive da infinity pool, que é considerada o coração do hotel.

Os quartos e suítes têm vistas arrebatadoras e oferecem mimos mil (como o minibar incluído na diária). Recentemente foram inauguradas vilas exclusivas – algumas com piscinas privativas – para os casais que querem ainda mais privacidade. O spa de proporções generosas conta com um imperdível circuito aquático e diversas terapias com ingredientes naturais provenientes de vinícolas ou à base de uva.

AMOR À MESA

As variadas opções gastronômicas do Six Senses – muitas delas pensadas para serem degustadas ao ar livre, entre velas e sob as estrelas – celebram os sabores locais, com itens do próprio Vale do Douro e de pequenos produtores rurais. Além, é claro, da espetacular horta orgânica cultivada no próprio hotel.

A propriedade conta ainda com uma bela adega e loja de vinhos, parte de sua impressionante Wine Library, que recebe quase diariamente deliciosas e imperdíveis degustações de grandes vinhos portugueses, conduzidas por sommeliers locais. E a lista de experiências é extensa – da visita personalizada aos sítios de arte rupestre pré-histórica no Vale do Côa aos passeios pelas premiadas vinícolas da vizinhança, passando pelos charmosos piqueniques ao pôr do sol ou do café da manhã outdoor, todo casal vai encontrar um programa que seja a sua cara.

Descobrir vilarejos pitorescos e os castelos históricos, jantar em meio ao jardim, meditar no deque da piscina nas noites de lua cheia, aprender a pintar azulejos ou fazer SUP e caiaque também estão entre as atividades que merecem atenção. Mas, para quem nem planeja sair do quarto durante a lua de mel, vale dizer que o serviço tem tudo para garantir uma estadia de sonhos. As únicas exigências são escolher o vinho para brindar e curtir o skyline envolvente, até porque, romance pouco é bobagem.

MONUMENTAL PORTO

Le Monumental Palace | Foto: divulgação

Uma viagem pelas terras e vinhedos do Douro pressupõe uma passadinha pela cidade do Porto, ora pois! Apesar do jeito bucólico, ela se converteu nos últimos anos em um dos mais vibrantes destinos europeus, fértil em cultura, boa culinária e excelentes hotéis. E tem voos diretos desde o Brasil. Pegar o “elétrico” 1 até a foz do Douro, almoçar nos restaurantes do Passeio Alegre e apreciar o pôr do sol com um refrescante drinque do Base Porto são receitinhas infalíveis na cidade que parece um mergulho em livros antigos. No coração da urbe e a minutos de caminhada da Ribeira, o Le Monumental Palace é um hotel romântico de corpo e alma. Discreto, ocupa sem estardalhaço o belo edifício que já foi lar de um famoso café, com apenas 76 acomodações com adoráveis vistas para a cidade. Tem ainda serviço impecável, um belo spa Nuxe, o speakeasy Bar Américain, o delicioso japonês fusion Yakuza by Olivier da Costa e o imperdível Le Monument – o restaurante com estrela Michelin do chef francês Julien Montbabut, que criou menus degustação que são uma verdadeira viagem por Portugal através da gastronomia. Simplesmente inesquecível.