
Vitamina B12 | Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar
Vitamina B12 é só para tomar? Nada disso! Beauty experts explicam que ela na verdade é no novo ativo queridinho da beleza e a solução para a pele fatigada e estressada. Segundo a dermatologista Ligia Novais, a Vitamina B12 vai desintoxicar a pele e ajudar contra a inflamação cutânea que a longo prazo age ativamente para um envelhecimento mais intenso. Ela conta que a B12 pode ser uma boa opção em peles que estejam com aspecto ressecado, opaco, que passaram a ficar mais sensíveis, a apresentar mais textura, vermelhidão, coceira e sensibilidade. Mas, atenção, ela é diferente da vitamina B3, também conhecida como Niacinamida, que ajuda a melhorar a textura e uniformidade da pele.
De acordo com a beauty expert e dermatocosmética, Fernanda Chauvin, todas as peles podem usar a vitamina B12. “Isso porque independente da pele ser mais clara ou retinta, ser seca ou oleosa, todas podem sofrer com os danos da inflamação cutânea, que pode surgir por diversos fatores conjuntos”, explica a expert. “Qualquer pele com o aspecto de fadiga pode se beneficiar da B12, são aquelas que estão sem viço, sensibilizadas, que evidenciam a aparência de cansaço e texturas sem uniformidade”, complementa.
A B12 age na modulação da inflamação da pele, ou seja, busca pelo seu equilíbrio e também melhora na radiância, restauração da barreira cutânea e proteção das agressões do ambiente, como o calor, a radiação UV e a poluição. É importante ressaltar que, ambas as especialistas em pele indicam sempre consultar um profissional antes de iniciar o uso para checar a saúde completa desta pele e definir se a B12 é de fato a melhor opção.