Simone Biles – Foto: Naomi Baker/Getty Images

Eles surgiram tímidos, aos poucos, mas provaram que vieram para ficar. Bases, blushes, iluminadores, batons, máscaras, lápis de olhos e, claro, protetores solares específicos para atividades físicas já estão na rotina de quem treina. Em comum, são todos produtos de alta performance, à prova de calor e suor, e essenciais para manter a pele e os cabelos saudáveis durante a prática esportiva. Seja na quadra, pista, estádios, piscinas ou ao ar livre, difícil abrir mão do sportscare com tantas novidades (boas!) nesse mercado. Os protetores solares, essenciais para qualquer pessoa e fundamentais para os que praticam atividades ao ar livre, ganharam FPSs altos e formulações resistentes ao suor e à água de ação prolongada. “É sempre recomendado utilizar fatores de proteção solar 50, 60 e, para treinos externos, acima de 80, até 99”, indica a dermatologista Claudia Marçal.

Um dos produtos de maior sucesso da Shiseido é o BB for Sports, uma base solar líquida com textura estilo BB Cream, que cria um véu de proteção UV, como se fosse uma segunda pele. Não por menos, a marca é patrocinadora do campeonato World Surf League (WSL), cuja última etapa aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro. Já no universo das raquetes, marcas como ISDIN e La Roche-Posay, também na área de proteção solar, investiram na nova geração do tênis, com os jogadores Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, respectivamente, como porta-vozes da importância dos cuidados com a pele. A marca espanhola tem, inclusive, o Isdin Fusion Gel Sport, que pode ser aplicado na pele molhada. Para trazer maior conforto ao treino, há ainda os cremes antiatritos, que previnem, tratam as assaduras e diminuem a fricção entre as pernas e dobras da pele. Versões da Sallve, em creme, e da Speedo, em stick, costumam fazer sucesso entre as atletas. “Eles formam uma película na pele e, ao criar a barreira cutânea, impedem o deslize ou atrito durante a prática. Muitos desses produtos possuem niacinamida ou outros ativos que diminuem a vermelhidão e hidratam a pele”, diz o dermatologista Guilherme Colli.

Após o skincare e o bodycare, o conceito de sportscare, como se vê, ganha força – e inclui uma certa vaidade, por que não? Marcas brasileiras como Ollie e Pink Cheeks têm uma linha completa de maquiagem com proteção solar e resistência à água e ao suor. Entre os produtos, base com protetor solar, blush, pós compactos, lápis para os olhos, lip balm e até lápis de contorno para os lábios. Normalmente, eles são não comedogênicos, para evitar o entupimento dos poros, e oferecem uma sensação leve e confortável na pele. No entanto, após o uso, é importante dar uma atenção à retirada dos produtos de alta fixação, para que a limpeza seja realmente efetiva. Um óleo de limpeza ou demaquilante podem ser grandes aliados. “É importante dissolver por completo a maquiagem resistente à água. Em seguida, use um limpador facial suave para remover os resíduos. Por último, hora do tônico, para garantir que todos os traços de make foram removidos”, recomenda a médica Ana Maria Pellegrini, que indica finalizar com um hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Especialmente para aquelas que praticam atividades que envolvem contato com cloro, sal, sol e suor, é importante utilizar produtos capilares que ofereçam proteção e reparação. Fique atenta a xampus e condicionadores com ingredientes que removem resíduos de cloro e sal, e não esqueça dos protetores térmicos, essenciais contra o calor do sol e do secador. O leave-in pré-treino do Laces tem composto vitamínico que faz tratamento a seco. Produtos em stick ou bastão são práticos e os preferidos de atletas e amantes do esporte, seja em skincare, proteção solar, make ou até haircare (caso das pomadas de fixação). “Pessoas com pele oleosa e propensa a acne devem usar fórmulas não comedogênicas, de acabamento mate. Já para peles secas, um stick com ingredientes hidratantes pode ser mais benéfico”, recomenda a doutora Ana. Bora treinar?

Veja abaixo, uma galeria de produtos indicados pela Bazaar: