
Rosalía e Pedro – Foto: Reprodução / Instagram @rosaliavt
Pedro Almodóvar e Rosalía são dois gigantes da cultura espanhola que, embora atuem em áreas diferentes, cinema e música, compartilham uma visão estética e criativa que explora e celebra a identidade do País de forma global. Eles são representantes de uma Espanha moderna, global e profundamente conectada às suas raízes. Além de ajudarem a reforçar suas identidades, eles, que são amigos, fazem aniversário no mesmo dia. Librianos, o cineasta e a cantora celebram mais um ano de vida neste 25 de setembro – 75 anos e 32 anos, respectivamente. Veja abaixo mais algumas conexões da dupla:
Colaboração direta
Rosalía teve uma participação especial no filme “Dor e Gloria” (2019) de Almodóvar, onde canta ao lado de Penélope Cruz. Na obra, estrelada por Antonio Bandeiras, o personagem Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madrid dos anos 80 e seu interesse precoce no cinema.
Trio fantástico
Falando em Penélope, ela possui uma forte conexão com a dupla. Musa do cineasta, a atriz já elogiou a cantora por sua colaboração com a cultura espanhola diversas vezes, antes mesmo de atuarem juntas no filme de 2019. Além do cineasta, a artista também foi uma das convidadas para o aniversário de 50 anos da esposa de Javier Bardem em Nova York. A atriz de “Vicky Cristina Barcelona” publicou vários closes das duas juntas. “Obrigado por tanto carinho!”, disse a musa de Pedro para Rosalía, que respondeu: “Eu te adoro”.
Conexão
Rosalía e Pedro são conhecidos por sua abordagem apaixonada e dramática. Almodóvar frequentemente explora temas como desejo, identidade, dor e a complexidade das emoções humanas em seus filmes. Da mesma forma, Rosalía, especialmente com seu álbum “El mal querer”, navega por temas semelhantes, como o amor, a tragédia e o empoderamento feminino. Almodóvar muitas vezes celebra a cultura espanhola em seus filmes, incorporando aspectos de sua música, costumes e cores. Rosalía, embora tenha modernizado o flamenco com uma abordagem pop contemporânea, também se apoia fortemente na tradição musical espanhola.
O céu é o limite
Em seu último trabalho, “Motomami”, Rosalía mirou em um mercado para além da Espanha, assim como Almodóvar, que após anos, lançou seu primeiro filme em língua inglesa: “The Room Next Door”, nomeado como “O Quarto ao Lado” aqui no Brasil e será lançado em 24 de outubro nos cinemas do País. No Festival de Veneza, o longa foi tão amado pelo público do festival que contou com 17 minutos de aplausos e mais tarde recebeu o Leão de Ouro. Na história, a jornalista Martha (Tilda Swinton) retoma contato com uma amiga de muitos anos, Ingrid (personagem de Julianne Moore). Porém, esse reencontro e essa reaproximação vêm com uma consequência: Ingrid está sofrendo de câncer e quer ajuda da amiga para tirar sua própria vida.