
Coleção outono/inverno Apartamento 03 para SPFW N58 – Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Quase dez dias antes de apresentar “Grão” no São Paulo Fashion Week, Luiz Claudio Silva abriu as portas do ateliê da Apartamento 03 para receber a BAZAAR e mostrar os detalhes da coleção. Em uma quarta-feira de trânsito, ele revelou que naquele dia a linha realmente se concretizava para ele, já que iria finalizar o styling da apresentação. Mais de uma semana depois, desta vez no Iguatemi, Luiz nos recebeu de novo e, realmente, estava mais tranquilo. “Agora nasceu!”, disse com seu sorriso contagiante.
Mas o designer não tinha nada a temer. Desde sua concepção, após uma visita à exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira”, “Grão” sempre foi um sucesso. Mergulhando na ancestralidade das mãos que realmente impulsionaram a riqueza cafeeira no Brasil, a Apartamento 03 leva para passarela não apenas suas silhuetas impecáveis, mas também a força, dor, apagamento e herança dos trabalhadores negros que foram escravizados em meados do século XIX.
“O café é nosso ouro negro”, resume.
1 / 4Coleção outono/inverno Apartamento 03 para SPFW N58 – Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite2 / 4Coleção outono/inverno Apartamento 03 para SPFW N58 – Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite3 / 4Coleção outono/inverno Apartamento 03 para SPFW N58 – Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite4 / 4Coleção outono/inverno Apartamento 03 para SPFW N58 – Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Além dos grãos nos brincos, das manchas de bebida nas estampas e de um delicioso tom de marrom, a marca firma parceria com o projeto “Pano-território”, do Estúdio Veste, em um delicado e potente trabalho de revisitar as plantas das casas em São Paulo, mais especificamente no bairro Campos Elísios, que representam a riqueza do café – mas, novamente, pelo ponto de vista de quem o plantava, ou seja, bordando os porões em looks brancos. Em uma apresentação que merece ser vista e revista, a marca dá aula de como unir história e desejo em uma mesma coleção.
Ver essa foto no Instagram