Sandália do verão 2023 da Arezzo – Foto: Reprodução/Instagram/@arezzo

A Arezzo&Co – grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, TROC, My Shoes, além do marketplace ZZ Mall e do braço de lifestyle, a AR&Co (Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi) – está investindo na tecnologia de blockchain para iniciar o processo de rastreabilidade do couro que utilizam na produção de seus calçados. O objetivo é ter toda essa cadeia de fornecedores indiretos rastreada, com foco em boas práticas socioambientais no processamento da matéria-prima, até 2024.

Atualmente, 72% dos fornecedores diretos de couro acabado do Grupo já contam com o selo internacional Leather Working Group (LWG), ou com a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), concedida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Porém, o desafio deste projeto vai além das certificações, o grupo quer mapear e monitorar os fornecedores indiretos da cadeia, buscando identificar aqueles que abastecem os curtumes de acabamento – operações de ribeira e curtimento do couro cru – frigoríficos e fazendas de origem.

O blockchain, tecnologia de validação digital, será utilizado como ferramenta para um monitoramento mais abrangente de toda a cadeia de couro, concedendo ao Grupo uma visibilidade de todo o processamento desta matéria-prima. Dessa forma, a Arezzo&Co terá acesso aos seus fornecedores indiretos que envolvem outros curtumes, frigoríficos e, futuramente, identificar também as fazendas.

O lançamento da plataforma está previsto para 2023.