Por Chiara Gadaleta

Já ouviu falar nos ODS?

Foto: Divulgação

Em 2015, a ONU lançou a Agenda 2030, um plano de ação mundial para o planeta e para as pessoas. Essa jornada coletiva e planetária, contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

E o que a moda, a beleza e o design tem a ver com isso? Tudo!

O ODS 12, por exemplo, fala em assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis com redução de produtos químicos e de resíduos por meio da prevenção, da reciclagem e do reúso. O 6 e 14 abordam a água, nosso maior bem, lembrando que a indústria da moda consome uma quantidade substancial e m3 ano e já vem se movimentando para discutir melhores práticas. Bom sinal é plataforma A Moda pela Água que reúne empresas para discutir o uso responsável do recurso hídrico em seus processos.

O 13 fala do clima e clima tem a ver com Amazônia. E o 17 fala das parcerias, ou seja, confirma que a união faz a força.

Foto: Divulgação

Um bom exemplo de como o design pode ser embaixador dos ODS  é a #togetherbrand criada pela BOTTLETOP em parceria com a Fundação das Nações Unidas, Meio Ambiente da ONU, UNDP, Project Everyone, Global Citizen. WWF e UBS. A ideia é engajar o mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, usando criatividade e cultura para aumentar a conscientização do público e inspirar ação para entregá-los.

As protagonistas da campanha são pulseiras produzidas de forma sustentável e ética, feitas com plástico retirado do oceano e armas de fogo ilegais reaproveitadas. A cor de cada pulseira representa um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável diferente.

Foto: Divulgação

Desde o lançamento da campanha, no Dia Mundial da Terra, 22 de abril de 2019, artistas e personalidades do mundo todos já se juntaram nessa força tarefa. Dentre eles, Lewis Hamilton, David Beckham, Jameela Jamil e Amber Valleta.

No Movimento Ecoera somos orientador pelos 17 ODS e acreditamos que as empresas de moda, beleza e design podem implementar e espalhar e disseminar essa agenda para um futuro melhor.

Vamos juntos!

bjs

Chiara