Decoração sustentável – Foto: iStock/Divulgação

A vontade de viver integrado com a natureza é um sentimento que vem crescendo cada vez mais entre as pessoas, e aproveitar cada recurso que o planeta oferece é uma tendência na gastronomia, no artesanato, na moda e também na decoração. O décor sustentável chega com força em um momento em que toda a humanidade questiona suas escolhas e assiste em choque às consequências desastrosas do aquecimento global.

O comportamento do consumidor mudou bastante, com o aumento da procura de produtos com embalagens sustentáveis, materiais que não agridam o meio ambiente, ou que ajudem a preservá-lo. A decoração sustentável é muito mais que uma tendência estética, mas uma filosofia de vida, que entende que fazemos parte de um todo, e para que tudo esteja em harmonia, é preciso consciência e atitude.

Ressignificando conceitos

Na arte de décor sustentável, objetos ressignificados são a cereja do bolo, que imprimem personalidade e criatividade ao ambiente. O conceito de reutilizar ganha destaque em objetos que podem ser encontrados nas mobílias em funções muito diferentes das tradicionais, como bases de mesa feitas com carretel, mesas de costura adaptadas em escrivaninhas e frascos de perfume que se transformam em abajures. Como a palavra de ordem é versatilidade, é preciso ter um olhar apurado e criatividade para enxergar nas peças um potencial de uso que vá além do convencional. Um passeio por brechós e feiras pode aguçar o olhar e inspirar a imaginação.

Além do óbvio

Sabe aqueles pratos lindos, que contam uma história de família, mas já não estão mais em pares? Ou a bela xícara que já vive sem o pires? Eles ganham um novo significado quando utilizados na parede, em um cantinho de leitura, por exemplo. Adicionam um charme à parede, que pode estar pintada em um tom diferente do restante da casa, e não será necessário muito mais que uma parafusadeira para colocar o plano em ação.

As escadas também ficam muito elegantes na decoração, tanto aquelas feitas em madeira como aquelas de ferro, mais no estilo industrial; na décor sustentável, elas cumprem o papel de estilosas estantes, que podem decorar salas, quartos e até banheiros. Pallets são outras matérias-primas que podem trazer uma atmosfera de frescor e alegria em móveis e nichos para um home office descontraído, ou uma varanda acolhedora. Cestos de vime são incríveis para compor a decoração do quarto, varanda, cozinha e lavanderia.

Para uma decoração mais descolada, aros de bicicleta e discos de vinil ganham papel de protagonistas, e deixam o ambiente cheio de atitude e singularidade. Está liberado o uso de peças customizadas, no estilo faça você mesmo, e também itens mais sofisticados, produzidos por profissionais especializados em dar uma nova roupagem a elementos conhecidos por outra função.

Alguns arquitetos possuem um trabalho dedicado ao uso de materiais e elementos sustentáveis na decoração. O conceito dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – está presente no trabalho de muitos profissionais competentes, com resultados que, além de muito elegantes e sofisticados, trazem personalidade para o ambiente.