Por Alexandra Farah, da Dinamarca
Em 2024, o Global Fashion Summit, maior encontro de moda e sustentabilidade, aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio em Copenhagen. O evento reúne os maiores nomes da indústria em três dias de painéis, mesas redondas e exposições de novas tecnologias. Nesta edição, em que o evento celebra 15 anos, a jornalista Alexandra Farah participou pela Bazaar e apresenta um resumo dos principais tópicos. Veja:
Pelo fim do colonialismo na moda
Pela primeira vez, uma brasileira subiu no palco principal do Global Fashion Summit. A estilista indígena Day Molina, fundadora da Nalimo, afirma que a moda nunca será sustentável se ela não incluir todos. Molina dividiu a mesa “Pathways to Indigenous Partnership” com o indiano Apurv Surta, diretor de Pensamentos Futuros do grupo Kering, e o brasileiro radicado em Washington Francisco Silva, do Conservation Internacional.
Aval real
A rainha Mary, da Dinamarca, abriu o evento pedindo para a moda se esforçar para “dar mais para o planeta do que tirar”. Durante sua participação no Global Fashion Summit, a rainha escolheu três startups para conhecer. Entre elas, a brasileira Phycolabs, de Thamires Pontes, jovem empreendedora de João Pessoa. Em 2023, Thamires ganhou o prêmio de startup destaque da H&M, pelo desenvolvimento de fibra de algas marinhas.
Os lemas da edição
Uma das principais lições do evento foi sobre transparência: não se administra o que não se conhece. Ou seja, a transparência nos meios de produção fashion estão diretamente relacionados ao aumento de diversidade nos cargos de poder.
Reciclar é a ordem do dia. Mais de cem milhões de toneladas de roupas e resíduos têxteis vão para o solo todos os anos. Muitas startups e tecnologias estão enfrentando esse problema. As marcas precisam fazer programas para se responsabilizar pelo pós-consumo de suas peças. Um bom exemplo é a Once More, que produz celulose solúvel, a partir de uma mistura de resíduos têxteis e madeira de florestas suecas gerenciadas de forma sustentável.
O resumo
A principal mensagem da edição, discutida na mesa que encerrou o Global Fashion Meeting com a presença de Ryan Gellert, CEO da Patagônia, pode ser dividida em cinco pontos: operacionalizara sustentabilidade no dia a dia das empresas, redefinir o que é crescimento; ativar consumidores; priorizar pessoas e não apenas acionistas; e mobilizar para revolucionar a materialidade.