Foto: divulgação

Foto: divulgação

É senso comum que os enjoos matinais são um desconforto para as futuras mamães. Quando se está passando por esse momento, é impossível não se perguntar por que a natureza não deixa as mulheres curtirem a gravidez em paz. Mas temos uma boa notícia: um novo estudo acaba de mostrar o lado positivo de passar mal nos primeiros meses da gestação. De acordo um estudo publicado no JAMA Internal Medicineas náuseas da manhã são um bom indício de que tudo vai bem com a saúde do bebê.

Leia mais: Os 15 quartos de bebê mais amados do Pinterest

Os pesquisadores do Instituto Nacional Norte-Americano de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano monitoraram um grupo de mulheres envolvidas em um estudo sobre aspirina e perda do bebê. Eles observaram mulheres que haviam tido um ou dois abordos espontâneos anteriormente, e que agora tinham um teste de gravidez positivo. Essas participantes tiveram que anotar seus sintomas diariamente durante as primeiras oito semanas de gravidez, e depois uma vez por mês, até o fim do primeiro trimestre.

Leia mais: Anne Hathaway desabafa sobre pressão para perder peso após o parto

Nessas oito semanas de gravidez, 57,3% das mulheres relataram náuseas, enquanto 26,6% relataram náuseas com vômitos. E o interessante é que mulheres nesses dois grupos tinham entre 50 e 75% menos chance de ter um aborto espontâneo.

Leia mais: Mulheres acima de 40 anos estão tendo mais bebês do que mulheres com menos de 20

O jornal Chigano Tribune aponta que o estudo foi limitado, porque foi focado quase que inteiramente em mulheres brancas, que eram casadas e mais da metade delas tinha menos de 29 anos e estava empregada. Ainda assim, o estudo ainda é considerado um dos mais rigorosos já feito sobre o assunto, por isso é digno de certa atenção.

Leia mais:Marca cria carrinho de bebê que pode ser colocado na bolsa

Mas por que a conexão entre os enjoos matinais e o menor risco de aborto espontâneo? Ainda não está claro, mas existem várias hipóteses que podem explicar. Os pesquisadores dizem que os enjoos matinais podem estar ligados a alterações hormonais no corpo, que poderiam ser positivas para o feto. Além disso, pode haver uma ligação com o fato de que os enjoos matinais fazem você comer alimentos ricos em carboidrato, como massas e batatas, o que também seria bom para o bebê. Mas, caso você não esteja passando mal, não tem problema! “Toda gravidez é diferente e só porque uma mulher não tem certos sintomas não significa que ela terá um aborto espontâneo”, disse Stefanie Hinkle, responsável pela pesquisa ao Associated Press.

Leia mais: Exclusivo: Kourtney Kardashian fala sobre estilo e maternidade à Bazaar