
Brincadeiras ao ar livre, cheiro de fogueira, céu estrelado e noites em uma confortável barraca. A proposta do Voador, um hotel de barracas dentro de uma área de conservação ambiental, em Atibaia, a uma hora de São Paulo, é conectar pais e filhos com a natureza. Bazaar Kids esteve lá por quatro dias para uma experiência única.

Um dos lagos na entrada dá boas vindas a quem chega naquele pedaço de paraíso: são 55 hectares cercados por montanhas, com quatro nascentes e uma queda d’água. Como fomos ao Voador no feriado de julho, quando o projeto comemorava dois anos, a programação era ainda mais especial.
A primeira atividade foi o Passeio Sonoro, em que os músicos tocavam seus instrumentos escondidos no meio na mata, enquanto caminhávamos pela trilha. Indescritível.

Os dias foram preenchidos com mais trilhas de diferentes níveis de dificuldade; oficinas de instrumentos musicais, de arte e de pizza; piqueniques no deck com fogueira; música ao vivo e de vitrola ao entardecer; aula de ioga; plantio comunitário, cama elástica, caiaque e contação de história.

Os termômetros chegaram a zero grau em uma das madrugadas. Fez muito frio, mas a barraca novinha, forrada com piso de EVA, colchão, travesseiros e os muitos cobertores limpíssimos oferecidos pelo Voador – além de algumas camadas de roupas – seguraram as baixas temperaturas. São 25 barracas, com um ou dois quartos, que acomodam até 100 pessoas.
Há banheiros secos com serragem em todos os cantos e dois banheiros com vasos regulares. O banho é quente e com privacidade: são seis tendas-vestiários de lona, que cada família pode ocupar exclusivamente, e cada uma delas tem dois chuveiros potentes.

É um acampamento confortável e sem perrengue, ou glamping, como tem se popularizado o termo também no Brasil. As refeições são deliciosas e vegetarianas. Você não vai sentir falta de carne.

E nem de conexão com a internet, que por lá é precária. Há muito mais com o que se conectar naquele lindo lugar.
