Prada, verão 2025 – Foto: Reprodução/Instagram @milanfashionweek

Por Cassio Prates e Eve Barboza, de Milão

Uma das coisas mais fascinantes que a moda proporciona é a possibilidade de entrar no mundo e nas discussões que Miuccia Prada e Raf Simons trazem a cada coleção. Nesta temporada masculina, a coleção intitulada “Closer” explora o poder da realidade em um mundo imaginário e as noções contemporâneas de real e irreal, verdade e pretensão. A dupla faz isso de uma maneira única e especial.

O cenário é composto por uma casinha com uma estrutura simples. Antes do desfile começar, uma luz azul piscante ao som de música eletrônica sugere que uma rave está acontecendo lá dentro. A sala está quente, introduzindo o conceito de realidade. A casa se abre, a luz torna-se completamente branca e o desfile começa com os modelos saindo daquela festa “imaginária” que Miuccia e Raf criaram.

À primeira vista, as roupas parecem simples, mas ao serem observadas com atenção, revelam detalhes e texturas que enriquecem ainda mais a discussão. Camisas com detalhes em arame nas golas e na bainha criam um dinamismo irreal, mas que poderia ser perfeitamente verdadeiro. Parecia que aquelas pessoas haviam acabado de sair de um lugar para outro. Espontaneamente, as roupas acompanham essa ideia. Alguns blazers e suéteres estavam propositalmente amassados, e alguns casacos envelhecidos. O logo triangular da marca transforma-se em um buraco, através do qual se vê a pele ou outras camadas, criando uma lente Prada entre o real e o irreal. O mesmo acontece nos óculos, que têm paisagens estampadas, nas calças com cintos aplicados e nas malhas que parecem uma sobreposição de blusas, mas são uma peça única.

Ainda há muito a ver, rever e refletir sobre essa chuva de informações e inspirações que Miuccia e Raf nos proporcionam, mas nada mais apropriado do que falar de realidade, espontaneidade e proximidade em um mundo cada vez mais pretensioso, distante e esquisito. As roupas são jovens: as mini-blusas e malhas, a calça de cintura baixa e a mochilinha rave entregam essa energia otimista de quem ainda está vivendo tudo pela primeira vez. Bravo!