Foto: Rossini Photography

Um italiano que amava o Rio de Janeiro. Uma carioca que amava Roma. Foi assim que começou a história de amor da estilista Sabine Arias e do profissional do mercado financeiro Ranieri Paternò, enquanto cursavam o mestrado, em Nova Iorque.

Neste sábado, 9 de setembro, esse conto de fadas moderno ganhou mais um capítulo: o casal disse “sim” diante de dois cardeais em uma cerimônia católica em Roma. O evento contou com mais de 700 convidados – cerca de 300 brasileiros e 400 italianos – e fez parte de uma intensa programação de celebrações que se estendeu por todo o feriado da independência.

“Eu morei um ano em Roma, quando eu tinha 16 anos, e ele morou um ano no Rio. Então ele fala português, tem amigos no Rio, e eu falo italiano e tenho amigos em Roma. Isso nos conectou desde o início. Sempre falamos de casamento e cada um queria na cidade do outro. Então, celebramos nosso noivado no Brasil e decidimos fazer o casamento na Itália˜, resume a noiva.

O pedido oficial aconteceu em setembro de 2022, em Capri, com um anel que pertencia à mãe do noivo e é uma relíquia da família dele – familia principesca da Sicília.

Desde então, Sabine se dedicou intensamente aos preparativos do grande dia. “Fui uma noiva muito decidida, porque sempre tive o sonho de casar. Me preocupei com cada detalhe, porque não queríamos um casamento brasileiro na Itália. Fizemos um casamento verdadeiramente italiano”, explica ela. Na prática, isso se traduziu em uma cerimônia religiosa tradicional e uma celebração com atenção ao protocolo, serviço de jantar empratado e organizado por fornecedores locais.

O vestido também tem a Itália no DNA e foi assinado pelos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana. O processo de desenvolvimento da peça foi feito a seis mãos e envolveu seis visitas ao ateliê de alta-moda da Dolce & Gabbana. “Quando cheguei lá, eles pediram para que eu desenhasse o vestido que eu queria, já que eu sou estilista, e aí eles foram propondo as ideias deles, que tornaram o vestido ainda mais incrível. Foi uma experiência muito especial”, conta Sabine. Os estilistas, inclusive, levaram o vestido em mãos de Milão para Roma e foram responsáveis por vestir a noiva para subir ao altar.

A essência brasileira ficou por conta da música, comandada por um dj brasileiro, e pela participação de 20 madrinhas brasileiras e 20 padrinhos italianos – algo incomum, já que na Itália não há a tradição de contar com casais de padrinhos no altar.

Abaixo, veja as fotos desse dia especial!

Ficha técnica

Design & planejamento:@paolo_nassi e @jinanekafrouny
Coordenação: @weddings_italy
Foto: @rossini_photography
Vídeo: @h2weddingfilm
Design de luz: @marco_gattella
Áudio e iluminação: @amginternational_srl
Flores da igreja: @sartoria_floreale
Flores da recepção: @floralia_event_design
Música: @boys4road
Tenor: @marchini.maurizio
Dj : djandrepaulo
Percussionista: @alvo_di_guida
Artista: @sablukbodypainting
Bartender: @cocktailintheworldmixology
Beleza: @gjunioralves
Vestido: @dolcegabbana
Sapatos: @dolcegabbana
Móveis: preludiodivisionenoleggio
Hotel: @hoteldelavillerome
Local: @Villa Aldobrandini