Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Quem tem pele oleosa sabe que o verão pode ser uma temporada complicada, já que é preciso lidar de forma mais intensa com a produção excessiva de brilho. Além disso, em todas as épocas do ano, o rosto e o corpo ainda são afetados pelos efeitos nocivos dos agentes externos, como a radiação solar e a poluição. Quer saber como manter a pele sequinha e saudável mesmo nos dias mais quentes? Fique de olho nessas 10 dicas da esteticista Natália Nascimento.

Não lave o rosto com água quente
Quem tem pele oleosa ou secas deve tomar cuidado ao lavar com água quente, que gera ainda mais oleosidade. O ideal é a água morna.

Use água micelar pela manhã
A água micelar é composta pelas micelas, ou seja, aglomerados de átomos, íons ou moléculas que atraem a sujeira, a oleosidade e a maquiagem sem agredir a pele. É por isso que a água micelar pode ser usada diariamente, de manhã e à noite, antes e depois da maquiagem.

Use protetor solar
A dica é usar um protetor solar que tenha um toque seco para a pele oleosa. Muitos deles possuem alta proteção e oferecem textura seca, como é o exemplo dos que tem a tecnologia AIRlicium.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Não use produtos que contém álcool
A quantidade de gordura na pele oleosa é muito grande. Para casos assim, o melhor é apostar em sabonetes ou loções livres de álcool que removem o excesso de oleosidade e ainda evitam o risco do ressecamento.

Use maquiagem leve
Por mais leve que seja a maquiagem, se você puder usá-la em pequena quantidade ou não a usar com tanta frequência, será melhor para não obstruir os poros. A dica de maquiagem é evitar camadas e camadas de produtos.

Faça uma esfoliação uma vez por semana
Em geral, peles espessas e oleosas podem ser esfoliadas com produtos faciais próprios, sempre com a pele úmida, diariamente. Mas, para peles mistas, recomendo usar o esfoliante duas vezes por semana. Já peles secas e sensíveis, a cada 15 dias e sempre com cautela.

Antes de dormir faça o seu ritual diário
Fatores como radiação solar, poluição, fumaça de cigarro, mudanças de temperatura e maquiagem fazem com que a pele fique envelhecida, desidratada e sem brilho. Uma boa limpeza de pele, combinada aos cosméticos certos, garante o equilíbrio da oleosidade e a proteção necessária.

Durma bem
Que uma boa noite de sono é essencial para ter uma pele sempre linda ninguém duvida. Uma noite bem dormida, ou melhor, várias noites seguidas, podem fazer maravilhas pela saúde, pois é durante o sono que o organismo produz os hormônios de crescimento. Estes hormônios são importantes para a renovação celular, sistema imunológico, nervoso, esquelético e na reparação dos tecidos, entre eles a pele.

Sempre retire sua maquiagem
O sabonete, por melhor que seja, não é suficiente. Para remover todos os restinhos da sua maquiagem, conte com um bom demaquilante ou um tônico facial (vale substituir por uma loção adstringente, caso sua pele seja oleosa). Espalhe o produto com um algodão, até que ele saia sem vestígios de pó, base, sombra ou blush.

Use soro fisiológico no rosto com algodão ou um borrifador
O soro fisiológico para a pele é perfeito em todos os sentidos, sendo uma excelente opção para quem não quer gastar com água termal. O uso pode ser feito tanto na pele facial, quanto na pele corporal.

Leia mais:
Sete produtos luxuosos acima de R$ 1 mil para deixar a pele radiante
Hedonismo healthy: a nova onda é se reconectar com a natureza
Descubra os produtos de beleza favoritos das modelos brasileiras