Detox sem sofrimento! - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Detox sem sofrimento! – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

A palavra “desintoxicação” nos faz pensar em restrição, fome – e um humor um tanto difícil…. Expertts em saúde revelam segredos sobre um detox de sucesso:

Comece o seu dia bebendo um copo d’água com limão em temperatura ambiente. (Temperatura ambiente é importante porque alimentos e bebidas frias podem chocar seu sistema e tornar o processo de digestão mais lento). Esprema meio limão, espere de 15 a 30 minutos e beba em seu café da manhã. Os benefícios? Limões contém nutrientes e impulsionadores de imunidade, como vitamina C, potássio e fibra pectina, que inibe a ataques de fome. Eles também ajudam a acelerar a função da enzima e estimulam o fígado para que o seu corpo elimine as toxinas.

Consuma carvão ativado. “É o novo detox!”, diz Tricia Williams, da Food Matters. O pó insípido e inodoro pode ser encontrado em lojas de suplementos e “elimina toxinas antes que possam prejudicar o corpo. Misture com suco de limão e maple para uma deliciosa limonada preta”, resume.

Em dias frios, substitua o café por uma sopa de caldo de ossos. Ao cozinhar ossos na água, diversos nutrientes são liberados. A bebida resultante é repleta de proteínas poderosas, vitaminas e minerais que são facilmente absorvidos pelo corpo. Adicione cenoura, aipo, cebola, alho e tomilho para uma sopa saudável e saborosa.

Se os produtos vierem em um saco, caixa ou lata, ignore-os! “Essa é a nossa regra de ouro”, diz Danielle DuBoise, da Sakara Life. “Uma dieta rica em vegetais e cheia de frutas orgânicas, vegetais, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas é um detox natural”.

Substitua sementes de girassol por sementes de erva-doce. Sementes de erva-doce têm sabor de noz e estão cheias de antioxidantes. Quando mastigados, elas liberam óleos benéficos que melhoram a digestão e o equilíbrio de açúcar no sangue.

Consuma probióticos. Lactobacillus acidophilus é uma bactéria do bem. Ela ajuda o corpo na missão de eliminar toxinas. Você pode adicionar o pó em sucos e shakes, ou consumi-lo através de alimentos que são fontes naturais de probióticos como iogurte, leitelho, kefir, tempeh, miso, chucrute e um prato coreano chamado kimchi.

Para desintoxicar, coma três refeições, mas evite beliscar. “Comer seus nutrientes em uma sessão e, em seguida, permanecer em jejum até a sua próxima refeição permite que seu corpo faça uma digestão completa. Assim ele pode dedicar mais energia para limpeza enquanto o sistema digestivo descansa. Isso também te ensina a entender os sinais de seu cérebro sobre quando você está realmente com fome e quando você está apenas entediado”, diz Whitney Tingle de Sakara Life.

Aumente a percentagem de cacau do seu chocolate amargo. Se você está em 70%, chegue a 80%.

Consuma muitas especiarias e condimentos. “Especiarias como gengibre, canela, pimenta, cominho e açafrão são super cleansing e ajudam o corpo a atingir seu ponto de saciedade mais cedo”, explica Tingle.

Termine a noite com chá de camomila. Além de ajudar com a insônia, a camomila auxilia na decomposição de sua refeição final.