Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Garantir a qualidade do ar durante o inverno, com o uso de um umidificador e purificador de ar, também faz diferença na pele e é uma alternativa interessante para quem passa muito tempo em casa e pode fazer uso desse tipo de aparelho. Além disso, alguns produtos especiais, como o tônico e o adstringente, podem ser grandes aliados para ajudar na qualidade da pele durante o inverno, principalmente para quem tem uma pele oleosa, que sempre gera dúvidas em relação aos cuidados ideais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para decidir entre os dois produtos, é preciso ter cuidado, já que eles não se tratam do mesmo cosmético. De acordo com a dermatologista Hellisse Bastos, eles são parecidos e fazem parte do processo de limpeza e controle da oleosidade da pele. “O adstringente é um pouco mais agressivo, contendo concentrações e ativos mais fortes e podendo desenvolver mais alergias na pele pelo processo irritativo. Já o tônico, além de conter ativos como o ácido salicílico e o glicólico, também possui ativos calmantes”, explica. Assim, a escolha do produto deve estar relacionada à sensibilidade da pele, respeitando suas características, com prioridade para aqueles que contam com ingredientes mais suaves, cicatrizantes e hidratantes.

A dermatologista conta que o melhor horário para a utilização desse tipo de produto é pela manhã, após lavar o rosto. Dessa forma, ele ajuda a controlar a oleosidade que surge durante o dia e mantém os poros fechados, deixando a pele mais uniforme e, inclusive, pronta para a aplicação de creme e maquiagem. Por conta disso, produtos como o tônico e o adstringente ajudam a prevenir acnes e espinhas no rosto, já que as impurezas não conseguem obstruir os poros.

Por conta do frio, a pele precisa de um tratamento delicado. Assim, o uso de cosméticos com álcool ou para limpeza profunda deve ser avaliado com cuidado. “Peles sensíveis e secas devem evitar o uso, dependendo do caso, e dar preferência por água micelar para pele sensível, por exemplo”, afirma Bastos. De acordo com ela, tanto o adstringente, quanto o tônico, são muito benéficos para peles oleosas, mesmo durante o inverno, já que o ressecamento causado pelo frio pode estimular a produção de sebo natural, e esse tipo de produto colabora para diminuir o aspecto pesado e brilhante por conta do excesso de oleosidade. No verão, o uso de tônicos e adstringentes é ainda mais positivo, balanceando o aspecto da cútis por conta do suor e da oleosidade que surgem em decorrência do aumento de temperatura.

Independentemente do tipo de pele, a hidratação é essencial, como diz a especialista. “No inverno, geralmente damos mais ênfase aos hidratantes faciais. Os hidratantes em forma de sérum são uma ótima pedida para pele oleosa, enquanto a pele seca se beneficia mais com produtos do tipo creme”, explica. Assim, saber qual é o seu tipo de pele é importante também para definir a consistência do produto, que terá maior eficácia quando escolhido de forma correta.