A semana de moda de alta-costura é um dos eventos de maior prestígio no calendário oficial da indústria fashion. Nesta semana, grandes casas, como Chanel e Schiaparelli, apresentaram suas coleções de inverno 2023.
Além dos esplendorosos desfiles em atmosferas luxuosas e dos vestidos opulentos, a beleza, desta vez, levou ares renovados para as passarelas. Em oposição aos makes e cabelos naturais, comuns à alta-costura, nesta temporada a beleza se transformou em uma ferramenta para complementar os temas dos desfiles, como o mar de rosas e os lábios vermelhos da Armani Privé ou os penteados dignos de deusas em Christian Dior.
Nessa combinação entre visuais e temas, a Bazaar seleciona sete belezas para se inspirar:
Lábios vinhos
Não é segredo que a década de 1990 tem dominado as tendências atuais, principalmente quando falamos de maquiagem. Os lábios contornados com um lápis mais escuro do que o batom, principalmente em tons de marrom, são um dos hits do momento. Nesta temporada, Zuhair Murad apresentou uma versão atualizada do visual, assinada por ninguém menos do que a maquiadora Charlotte Tilbury.
Acompanhando a pele iluminada com acabamento refinado, o grande destaque foram os lábios, que ganharam a técnica de contraste com tons de vinho – mais claros no centro da boca. Para completar, muito gloss por cima do batom, para criar o efeito laqueado.
As tranças
Para a nova coleção da Dior, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da maison, se inspirou em esculturas greco-romanas. Na passarela, isso foi traduzido em vestidos brancos longos e maquiagem natural. O ponto-chave são os penteados elaborados por Guido Palau: coques criados com várias tranças.
Beleza molhada
Nos últimos meses, a beleza com aspecto molhado ganhou destaque entre as estéticas virais das redes sociais. Nomeado mermaidcore, o visual é construído com cabelos úmidos e maquiagem iluminada criada com produtos cremosos. O efeito de reflexo da água foi uma aposta da estreia de Charles de Vilmorin na semana de alta-costura.
Metalizado prateado
Reconhecidos por suas criações inovadoras e conceituais, que levam ironia e crítica para a semana de alta-costura, Viktor & Rolf apostaram em um toque metalizado em sua beleza. Seja nos cantos dos olhos ou no alto das bochechas, o tom prateado roubou a cena.
Batom vermelho
Um clássico nunca sai de moda, e Giorgio Armani sabe disso muito bem. No desfile da Armani Privé, olhos esfumados e batom vermelho combinavam com as rosas vermelhas que adornavam os vestidos da marca. Para criar os olhos marcantes, sombras escuras ganham um bronze cintilante no centro das pálpebras.
Delineado branco
Iris Van Herpen é conhecida pelas roupas esculturais e futuristas, quase sempre combinadas com acessórios de rosto. Para este desfile, a beleza também contou elementos gráficos, como delineados em tons de branco.
As faixas
Acessórios de cabelo, como faixas e tiaras, são tendências virais nas redes sociais. Na alta-costura, a trend apareceu em grossas faixas pretas, que acrescentam um twist descolado, no desfile da Schiaparelli e nas tiaras metálicas da apresentação criada por Julien Dossena para Jean Paul Gaultier.









