Fresh: ótimos smoothies para desintoxicar depois das festas - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Fresh: ótimos smoothies para desintoxicar depois das festas – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

por Anna Del Mar

No fim do ano é natural cometer alguns deslizes e exageros. Por isso, consultamos três experts em detox que deram receitas e diquinhas poderosas para limpar o organismo. Confira:

Limão com água + Triplo C

 

Um copo de água morna com algumas gotinhas de limão pela manhã ajuda a limpar o trato digestivo - Foto: Getty Images
Um copo de água morna com algumas gotinhas de limão pela manhã ajuda a limpar o trato digestivo – Foto: Getty Images

 Kinha Del Mar, do Nós Detox, destaque da nossa edição de dezembro, dá uma dica que pode ser feita todos os dias: “Uma dica detox é tomar sempre pela manhã ao acordar um copo de água morna com algumas gotas de limão espremido. Essa é uma receita ayurvédica que ajuda a limpar o trato digestivo e estimula o movimento peristáltico, facilitando o processo das eliminações logo pela manhã. Pode ser feita todos os dias” explica. Sua sócia Anna Elisa de Castro indica o smoothie batizado de Triplo C: “Goji Berries é uma fruta riquíssima em vitamina C”, ensina. Anote aí a receita:

2 colheres de sopa de goji berries
1/2 xícaras de manga congelada
2 laranjas
2 colheres de sopa de carne de coco verde
1 pitadinha (muito pouco) de pimenta caiena

“A pimenta aumenta a circulação e acelera o metabolismo”, completa Anna.

Sucos + Smoothie detox by Urban Remedy

 

Sucos do detox Da Casa da Urban Remedy - Foto: Reprodução
Sucos do detox Da Casa da Urban Remedy – Foto: Reprodução

“Não existe um suco que realize uma desintoxicação completa. Recomendo a pessoa fazer um de nossos detox (Da Casa para os iniciantes, Purificante para quem já fez detox à base de sucos alguma vez, e Revolução Verde, para os mais experientes). Quando só tomamos líquido o corpo tende a eliminar toxinas. O detox acelera esse processo natural. O primeiro suco prepara o sangue e os últimos quatro são ricos em nutrientes que vão direto para a corrente sanguínea”, resume Roberta Suplicy, um dos nomes a frente da Urban Remedy. Juliana Loureiro, outra sócia, dá a receita de um smoothie que ajuda no processo de limpeza:

1 xícara de água de coco fresca
1 xícara de chá de ipê roxo/pau de arco (ou chá verde)
1 xícara leite de amêndoas
1 xícara de mirtilos
1 xícara de framboesa ou amora
1 xícara de abacaxi (ou banana se preferir mais doce)
1 xícara de espinafre picado
1 xícara de couve picada
1 colher de chá de semente de chia

“Prepare o chá, deixe esfriar e guarde na geladeira até a hora de usar. Misture a colher de chá de semente de chia ao chá e deixe de molho por 5-10 minutos (ou até formar um gel), mexendo de vez em quando enquanto. Bata as folhas verdes com a água de coco e o leite de amêndoas no liquidificador em pulsar até as folhas ficarem bem picadinhas. Acrescente a semente de chia às frutas e ao chá e bata até que todos os ingredientes se misturem. Beba imediatamente”, recomenda Juliana.

beautydrink Purificar

 

beautydrink Purificar - Foto: Divulgação
beautydrink Purificar – Foto: Divulgação

Cris Arcangeli recomenda o beautydrink Purificar, de sua linha Beauty In, com efeito imediato. Possui propriedades que purificam o organismo como pepino, limão e aloe vera.