Não descuide da pele durante a gravidez - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Não descuide da pele durante a gravidez – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Durante a gravidez, a pele sofre alterações no peso e desordem hormonal. Ela estica e encolhe rapidamente, o que pode causar estrias, flacidez, manchas e celulite. Com os cuidados certos, você vai ajudá-la a se recuperar mais rápido.

Rosto –
Grávidas ficam uma pele facial invejável, é hora de aproveitar essa luz natural. Mantenha o rosto sempre limpo e hidratado. No entanto, tenha em mente que alguns componentes não são bons durante a gravidez, como algumas algas, retinol, ácidos, alguns óleos essenciais, etc. Leia sempre a bula e consulte o seu dermatologista. Ah, e nunca esqueça de usar protetor solar.

Manchas –
Neste período, a pele tende a produzir mais manchas do que nunca, devido à disfunção hormonal, por isso, antes de sair de casa, sempre use filtro solar de alta proteção. Mesmo se você for par algum lugar que não tenha muito sol. Proteja a pele dos raios UVA e evite as temidas manchas escuras, que são difíceis de remover.

Estrias –
É essencial hidratar bem a área da barriga durante todo período da gravidez, principalmente durante o segundo trimestre, quando a pele sofre grandes mudanças. Se você perceber que a barriga cresce muito já no primeiro trimestre, não hesite em usar bastante hidratante. Aplique cremes que contenham óleo em sua formulação, eles ajudam na elasticidade da pele. Os produtos mais espessos costumam ter um alto teor de hidratação. Já os hidratantes naturais, óleos de amêndoas, jojoba e óleo de rosa mosqueta são muito benvindos. Aplique-os duas vezes por dia, em toda região da barriga, cintura e busto.

Celulite –
Durante a gravidez, você tem mais predisposição para o desenvolvimento ou aumento da celulite, daí a necessidade de combate mais a fundo o avanço da retenção de líquidos. Leve a sério uma rotina de beleza, esfolie a pele uma vez por semana e use sempre hidratantes, massageando a área com movimentos circulares. Também movimente sempre as pernas, mesmo se você estiver sentada. O exercício promove a circulação de sangue, portanto, pratique atividades indicadas para gravidez como yoga, dança ou pilates.