Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nesta terça-feira (14.04), é comemorado o Dia do Café. Uma das bebidas mais consumidas do mundo, ela está relacionada a energia e um excelente remédio para aqueles dias de preguiça.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas se engana quem acha que o café tem benefícios apenas quando bebido – suas propriedades são ótimas para o cuidado com a pele. Além das ações da cafeína, este ingrediente tem diversos componentes anti-inflamatórios, que atuam na circulação (aumentando o fluxo de sangue no organismo), diminuem o acúmulo de toxinas e atua em todos os tipos de inflamação, de acne a celulite.

O café também é antioxidante, ou seja, ajuda no combate aos radicais livres e protege contra o envelhecimento precoce da pele.

Com tantas características positivas, ele está sempre presente em cosméticos, mas, para quem não tem um produto do tipo em casa, receitas caseiras podem ser uma boa maneira de incluir o café no seu skincare. Veja três receitas básicas, mas que merecem ser testadas e, com certeza, serão aprovadas:

Esfoliante

Basta misturar duas colheres de sopa de café com duas colheres de sopa de óleo de coco até criar uma pasta. Lave o rosto com seu sabonete preferido e aplique a mistura em movimentos circulares, massageando suavemente a pele. Deixe agir por 20 minutos e retire com água. Depois, basta hidratar a pele.

Contra olheiras

Esta receita não tem medidas exatas, o ideal é fazer uma quantidade que te permita aplicar na área abaixo dos olhos. Junte uma pequena quantidade de pimenta do reino à borra de café, depois acrescente o suficiente de óleo de coco para transformar a mistura em uma pasta não muito aquosa.

Aplique a máscara de maneira delicada e, com a ajuda dos dedos, faça uma massagem muito suave. Aguarde entre cinco e dez minutos para a ação da receita, que ficará seca na pele. Depois enxague e finalize com o seu creme preferido para área dos olhos.

Clareamento e tratamento de acne

A receita mais complicada da nossa lista é indicada para aplicar à noite, para evitar aparecimento de manchas causadas pela exposição ao sol. Além disso, o uso pode ser feito até duas vezes por semana.

Para criar esta máscara, basta misturar duas colheres de sopa de borra de café, a clara de um ovo batida em neve e uma ou duas gotas de óleo de gerânio ou amêndoas. Misture até obter uma pasta com aspecto arenoso e aplique no rosto tomando cuidado com a área dos olhos. Faça movimentos circulares, com pouca força, e deixe agir por 10 minutos. Retire com água em temperatura ambiente ou morna e finalize com um hidratante.