Pucci x Guerlain – Foto: Divulgação

Em um encontro que promete revolucionar o mundo da beleza e da moda, Violette, a diretora artística da Guerlain, e Camille Miceli, a diretora artística da Pucci, se reuniram para discutir a mais recente colaboração entre as duas icônicas marcas: Pucci e Guerlain. A junção do talento e visão dessas maisons resultou em uma linha de maquiagem que captura a essência da elegância e sofisticação que ambas as marcas representam. Veja o papo exclusivo abaixo!

C: Violette, você se lembra de como descobriu a Pucci? V: Claro! Eu era uma adolescente, com uns 12 anos, caminhando pela rue Saint-Honoré, quando vi um vestido incrível na vitrine da Pucci. Fiquei imediatamente atraída pelo estampado psicodélico colorido. Nunca tinha visto nada igual antes… foi um verdadeiro choque estético.

V: E você, Camille? Como descobriu a Guerlain? C: Descobri a Guerlain na década de 1980 graças a uma amiga que me apresentou ao Terracotta. Achei que esse pó dava um tom de pele bonito com um toque muito natural. Ainda sou fiel ao Terracotta até hoje, embora não use muita maquiagem.

V: A Guerlain é uma casa de beleza francesa, a Pucci uma casa de moda italiana, mas há semelhanças entre as duas, não acha? Uma história forte, um patrimônio muito rico? C: A Guerlain tem uma história muito mais longa, quase 200 anos. A Pucci tem ‘apenas’ 77 anos, mas a verdade é que essas duas casas compartilham o fato de terem sido fundadas por grandes pioneiros. Elas também exigem um certo nível de consciência cultural. Enquanto a Pucci criou estampas muito ousadas, a Guerlain sempre teve um verdadeiro senso de inovação, particularmente na criação de suas embalagens junto aos produtos. V: Para mim, a Pucci representa uma forma de realização artística. Combinar tantas cores e formas para criar uma peça de vestuário parece improvável à primeira vista. E ainda assim, funciona maravilhosamente bem! Na minha opinião, quando você lidera a direção artística de uma casa histórica, a única maneira de dar vida a ela e torná-la única é respeitar seu DNA, permitir que seja o mais autêntica possível de acordo com seus valores fundadores. Você tem que respeitar a alma da marca, absolutamente. C: Sim, concordo com essa afirmação. A Pucci tem um patrimônio extremamente rico, com essas estampas incríveis e padrões psicodélicos que eu adoro. É absolutamente essencial trazê-los de volta à luz e se inspirar neles. Emilio Pucci os desenhou à mão, com imperfeições que também são o sinal de luxo segundo a Pucci.

C: Violette, você está acostumada a colaborar com outros designers, como fez com Laura Gulshani para a linha Floral Denim e Ryo Shinagawa para Rouge G Cherry Bloom. Por que você gosta tanto dessa colaboração? V: Colaborar com um designer externo permite ir aonde você não iria espontaneamente. Você se sente imersa no espaço criativo da outra pessoa. É uma experiência realmente gratificante. Desta vez, por exemplo, eu me senti totalmente conectada ao mundo da Pucci. Esta coleção outono da Guerlain x Pucci é toda sobre cor. Isso é outra coisa que vocês duas têm em comum: um amor incondicional pelas cores. V: Sim, nem Camille, nem eu temos medo de cores! Nenhuma tonalidade está fora dos limites para nós, mas, obviamente, é preciso encontrar a maneira certa de trabalhar com as tonalidades, de expressá-las. Um toque de vermelho nas pálpebras pode parecer muito ousado, mas um delineador vermelho será mais fácil de usar e ainda mais bonito, por exemplo. C: Eu sempre amei cores e sempre amei trabalhar com elas, nas várias posições criativas que ocupei. É uma questão de gosto, está em mim, é além de explicação.

V: O roxo da paleta Ombres G na coleção foi uma ideia sua, Camille? C: O roxo é uma cor muito Pucci, especialmente em associação com o laranja. Em geral, na Pucci, gostamos de combinações de cores inesperadas. V: Acontece que, quando Camille me falou sobre incluir um roxo na paleta, eu realmente queria desenvolver um roxo. Então, ela nem precisou terminar a frase! Criamos um roxo matte aveludado, para manter as coisas no registro couture. Na verdade, todas as tonalidades da paleta são matte.

C: Mas sombras pretas e brancas também são oferecidas. Por que decidiram incluí-las na paleta? V: Esses dois tons atemporais são pilares que podem ser usados como base para brincar com roxo e laranja. Adicionar um toque de branco no centro da pálpebra antes de aplicar a sombra roxa dá um resultado muito luminoso. Assim como um esfumado combinado com roxo também é muito bonito. C: O preto é muito importante nas estampas Pucci. Ele destaca e, ao mesmo tempo, enriquece o movimento dos padrões, e eu amo maquiagem branca. O branco traz frescor e ilumina os olhos. Há essa nova tonalidade de Rouge G criada especialmente para a coleção. C: O vermelho é uma cor chave para mim. Parece simples, mas entre todas as diferentes tonalidades dessa paleta de cores, eu realmente acho que encontrar o vermelho certo é muito complexo. V: Desenvolvemos um vermelho cereja preto profundo e ultra-pigmentado, que não existia na paleta de cores da Guerlain. É uma tonalidade realmente original! Todos podem escolher aplicar essa tonalidade em um lábio e uma tonalidade diferente no outro, para replicar os lábios bicolores que Camille adora.

O que você acha do print Marmo adornando os itens da coleção, Camille? C: Eu realmente gosto desse print psicodélico, e adoro a forma como ele surgiu. Emilio Pucci amava passar tempo em Capri, e um dia, dentro da famosa Grotta Azzurra, viu o sol refletido na água, esboçando espirais sublimes. Ele então teve a ideia de desenhar esse print Marmo. Quando eu o vi nos arquivos, quis agarrá-lo e torná-lo meu. V: É deslumbrante! Os produtos icônicos da Guerlain adornados com esse padrão são absolutamente lindos. Eu adoro o nécessaire redondo com zíper para o Terracotta Marmo Sun, com seu tassel dourado que replica os dois peixes entrelaçados no logo da Pucci. E o pincel com seu lindo estojo de tecido…

Você acha que itens de beleza também podem ser itens de colecionador, como algumas peças de roupa? V: Os produtos de maquiagem e seus acessórios devem ser bonitos, tanto quanto devem realçar e destacar nossa própria beleza. Veja este deslumbrante estojo Météorites, com seu requintado décor em esmalte que faz você querer guardá-lo para sempre. C: Sim, e o efeito esmaltado encontrado no estojo do Rouge G é o resultado de um verdadeiro feito técnico da Guerlain! As linhas pretas do print Marmo original foram substituídas por linhas douradas, transformando os objetos em joias.

Abaixo, os itens da coleção desejada: