Pro com Carolina Maluhy – Foto: Divulgação

Por Carolina Andraus

Quem conhece Marcos Proença, seja pelo privilégio de ter seus cabelos cuidados por ele ou simplesmente por suas postagens nas redes sociais, sabe que muito além de um profissional brilhantes, Proença conquista a todos por seu carisma delicado, pelas palavras amáveis e cheias de sabedoria, pela atenção total que dá a cada uma de suas clientes como se, naquele momento, não existisse mais nada ou ninguém.

Quando Proença chega para atender o mundo fica mais leve, e o tempo parece suspenso no ar. Nos muitos e muitos anos que nos conhecemos, antes mesmo dele abrir seu primeiro salão, Proença nunca mudou. Continua gentil e atencioso, preocupado com as pessoas não apenas com seus cabelos, ele vê o ser humano a sua frente muito além de suas tesouras encantadas ele fala com o coração, motivo de seu sucesso e da lista interminável de clientes poderosas, influencers e celebridades que disputam um horário em sua agenda sempre superlotada.

Marco Proença – Foto: Ruy Teixeira/Divulgação

Celebrando mais de 10 anos de sucesso como empresário, Proença inaugura seu novo endereço em uma linda casa na Avenida Europa (SP), com um espaço muito especial pensado para oferecer uma experiencia ainda mais especial. O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura Carolina Maluhy & Partners, reflete o encontro entre feminino e brasilidade foi o ponto de partida por trás da concepção, e intersecção entre esses dois mundos reflete em sua estética grafismos indígenas de mulheres Kaiapó, encontrados na pesquisa atenciosa de Maluhy, além do preto e do marfim característicos da geometria originária brasileira, definem os detalhes escolhidos a dedo para o ambiente: desde as estampas do mobiliário, até os quimonos desenhados para a equipe do cabeleireiro.

Carolina, que tem escritórios em São Paulo e Londres e hoje é uma das mais requisitadas arquitetas pra projetos residências e comerciais, com incontáveis cases de sucesso, apostou em uma vegetação densa a ampla fachada, com o revestimento ondulado e chapiscos de diferentes espessuras, formando uma combinação de texturas diversas, que ao lado de materiais naturais, como o pó de mármore que traz elementos da pedra, a iluminação diurna generosa, garantida por amplos domos de luz, e o lindo do pé direito duplo – marcas registradas de Carolina Maluhy – não poderiam faltar neste projeto que ocupa uma belíssima casa no ponto mais nobre do Jardim Europa.

Marco Proença – Foto: Ruy Teixeira/Divulgação

O pergolado desenhado por Carolina, todo revestido em bambu pintado na cor marfim, faz contraste com um jardim forrado por grandes espécies tropicais, mais uma referência à brasilidade, onde também ficam algumas salas onde funcionara um pequeno spa que irá receber em especial as noivas, madrinhas e as incontáveis clientes que não abrem mãos e se preparar no salão nos dias de festas importantes.

Pro, como é chamado carinhosamente por todos, sempre conta que começou a sua carreira em uma garagem na cidade de Votorantim, quando ainda morava com seus pais, e onde descobriu sua paixão por tesouras e pessoas. De lá para cá seu sucesso foi absoluto, construído com trabalho incansável e muita suavidade.

Marco Proença – Foto: Ruy Teixeira/Divulgação

Ao lado da sua socia, a atriz e empresária Flávia Alessandra, Proença comemora o novo momento com um sorriso largo e, sempre de braços abertos para receber a todos com um carinho que é a sua marca registrada.

Perguntas e respostas com o Pro:

Na sua opinião, qual tem sido a sua motivação e inspiração para manter um trabalho de impacto, não só pela qualidade do trabalho, mas também pela qualidade das relações humanas?

Trabalhar tem um significado importante para mim, está ligado a realização pessoal. Eu amo gente, amo as clientes. Minha alegria é ver a cliente mais feliz, mais empoderada e brilhando

Quando você começou a sua carreira, em Votorantim, o que fez você acreditar que poderia se tornar o queridinho de tantas celebridades, influenciadoras, noivas, e mulheres inspiradoras que se tornaram suas clientes fiéis ao longo dos anos?

Valorizar a nossa trajetória e cada degrau é um exercício diário. Somos seres de desejos, queremos o tempo inteiro algo novo, mas ficar feliz com os resultados e com o que já temos é essencial. Nunca imaginei o quanto eu cresceria! Comecei literalmente em uma garagem e fiz o primeiro curso em uma prefeitura.

Quando você atende uma cliente, você sempre tem uma palavra edificadora, uma boa história para contar, inspirando suas clientes a reflexões boas e construtivas. Como você percebe o impacto que isso teve na sua trajetória?

Comecei a trabalhar aos 14 anos e sempre busquei cursos de autoconhecimento, fiz terapia por anos, coaching também me ajudou. Descobri que eu me realizo quando entrego mais do que um corte, tenho a missão de fazer a cliente ficar melhor do que ela chegou. Ouvir as clientes é o fio condutor para me conectar, hoje pouca gente ouve o outro de verdade.

Quais são as maiores referencias estéticas hoje, na sua opinião, que estão a frente das tendencias dos cortes e cores?

Os estilistas nos falam sobre tendências no universo da moda, o cinema me inspira muito, a arte nos abre a mente para criação. Estamos vivendo uma liberdade em cortes e cores: existem mulheres que gostam do comprimento long bob, que é o novo longo – lembra quando as brasileiras usavam cabelo bem longo? O long bob é o novo longo. Wolf cut é o corte queridinho das meninas descoladas da Ásia, Europa e EUA. A cor de cabelo que vai bombar em 2022 são as luzes em tons suaves, com naturalidade. No Brasil, a miscigenação amplia o leque de possibilidades de cabelos. Na Europa e nos Estados Unidos, vemos o movimento de pessoas apostando em cabelos coloridos, também por influência do K-pop. Mas, no geral, as brasileiras são mais conservadoras nesse aspecto e não aderidos tons fantasias, como o pink e o verde.

Ouvimos que o loiro perfeito já não está mais em alta, e que depois da pandemia as cores passaram a ser mais desconstruídas, é verdade?

Estamos em outra fase dos cabelos loiros, aquele efeito absolutely blond já não é mais uma tendência. Agora, a naturalidade é a aposta para cabelos claros. Tons suaves e efeitos nas pontas e comprimento ganham força em nuances de bege, baunilha, mel e dourado.

Como está a tendencia para as morenas? O castanho iluminado ainda continua a ser muito procurado?

As morenas podem ganhar um brilho extra com um esmalte no cabelo, que é um tonalizante incolor, que proporciona efeito de brilho. É uma composição química, mas muito suave, que não tem o poder de transformar a cor do cabelo senão revelar um brilho extraordinário. É perfeito para mulheres que querem continuar morenas e não querem mudar a cor do cabelo. As morenas iluminadas, que gostam de nuances, podem brincar com os tons canela e marrons. As nuances devem ser harmoniosas, com a passagem suave da cor natural para as pontas.

Qual o corte de maior tendencia em 2022?

Nós tivemos a fama de mulheres com cabelos longos por muitos anos e as brasileiras descobriram e se apaixonaram pelo corte long bob. Ele apareceu em 2022 e continuará em 2023, mas pode aparecer repaginado com leveza, camadas e desconectado. O corte funciona muito bem para o cabelo das brasileiras, que geralmente tem ondulação. O bob é o corte do momento, ele tem variações com franjas, desfiados, super reto e tem o comprimento que chega perto do ombro e pode variar até o comprimento próximo ao maxilar.

Como a diferença de idade impacta, hoje em dia, as escolhas dos estilos de cabelos usados pelas mulheres?

Os cabelos longos deixaram de ser proibidos para as mulheres com mais de 40 e os cabelos brancos naturais passaram a ser aceitos inclusive para mulheres antes dos 30. Quanto mais idade, mais “nãos” as pessoas administram: não pode isso, não pode aquilo. Mas hoje, estamos vivendo um momento libertador e disruptivo da sociedade. Tenho clientes de 50 anos com cabelos longos – lindas – e outras que fizeram a transição de deixar os fios brancos. Na pandemia, muitas mulheres deixaram de pintar os cabelos, deixaram de realizar processos químicos…Então, em 2023, esta consciência de que independentemente da sua idade e tipo de cabelo você pode ser você mesmo.

Qual é a sua visão da forma que a estética dos cabelos e o comportamento humano vem se transformando, atualizando, modernizando?

Nós tivemos décadas que contaram com cada estilo de cabelo. Se você quiser imaginar de que época uma mulher é, basta analisar sua make e cabelo. Vimos nos anos 20/30 aquelas ondas, em 40/50 os processos de cabelos com ondas coladas na cabeça. Então, em meados dos anos 50 e 60, começaram o uso de bobs e secadores. Com isso, as mulheres passaram a utilizar cabelos volumosos. Nos anos 70, vimos cabelos repicados, luzes dramáticas. Nos anos 80, vimos cabelos frisados, ousados e fomos diminuindo os excessos até chegar no minimalismo dos anos 90 e, nos anos 2000, tivemos a mistura de todas as décadas. As mulheres passaram a usar todo tipo de cabelo.

Olhando para o futuro, qual é o próximo sonho depois da abertura desse maravilhoso salão que será uma referência de qualidade e beleza? Qual será a próxima conquista na sua carreira?

O ano de 2022 é a continuação do momento que vivemos meio em casa, voltando para festas. Nós nos conhecemos, aprendemos a conhecer nossos cabelos, conviver com nossos cabelos. Logo, percebemos que as pessoas passaram a cuidar e gostar mais de seus cabelos, de si próprio. Continuaremos vendo isso na moda e na beleza, uma realização pessoal, que é mais importando do que seguir tendências e padrões estéticos.

Quando você olha para traz, qual foi a maior lição que você teve em todo esse crescimento, e o que você falaria para os profissionais que estão começando suas carreiras?

Nosso maior problema é se apegar ao passado e ao futuro. O ideal é que nos concentremos no agora, para darmos nosso melhor e então receber frutos deste momento. Vivemos o momento de imediatismo, mas na vida e na carreira as coisas não funcionam assim. As pessoas precisam tem que ter muita paciência, disciplina e comprometimento, precisamos ser constantes. Além disso, precisamos entender que existe uma pessoa mais importante em cada empresa: na academia, a pessoa que está treinando. No consultório, o paciente. No salão de cabeleireiro, a pessoa mais importante é a cliente, e não o profissional.

Uma palavra de sabedoria do Pro? (como você faz com cada uma de nós?)

Estudar tudo sobre produtos, técnicas e tendências é o mínimo. Temos que nos desenvolver em várias áreas como terapia, aprender idiomas, assistir a filmes, desfiles, campanhas e arte também são formas de abrir a mente!