Ganhando cada vez mais adeptos que querem se livrar dos pelos, seja por questões estéticas ou pela praticidade que ela proporciona para quem expõe certas partes do corpo ou pratica esportes, a depilação a laser é um tratamento estético que movimenta o mercado da beleza.

Para saber mais sobre todos os detalhes desse procedimento que pode ser feito por mulheres e por homens, a biomédica esteta especializada em Harvard, Monica Batista, apresenta informações importantes sobre o tratamento.

Rosie Huntington Whiteley para Harpers Bazaar UK
Rosie Huntington Whiteley para Harpers Bazaar UK

 

A depilação a laser é definitiva?

Mito: Nenhuma depilação pode ser considerada como definitiva, já que cada organismo reage de uma forma e possui hormônios diferentes. As células stem cells que produzem pelos não morrem durante a depilação a laser e causas hormonais podem estimular a aparição de novos pelos.  Mas ela é bem eficaz, sendo esperada uma redução de 90%, com retoques a cada 2 anos.

 

É necessário apenas uma sessão para eliminar os pelos?

Mitos: São em média 6 sessões para mulheres e 10 para homens para se obter um resultado satisfatório. E também deve ser realizada sessões de acordo com a volta do crescimento dos pelos.

 

O tratamento é doloroso?

Mito: Com a evolução dos equipamentos, é mito dizer que a depilação a laser é dolorosa, já que ela causa um pequeno incomodo, se comparada ao método de depilação com cera.

 

Apenas pessoas com pele clara podem fazer a técnica?

Mito: a depilação é indicada para todos os tons de pele, porém o tratamento em peles escuras pode ser mais demorado. Por ter mais melanina, que atrai o laser pela cor, novos equipamentos possuem mecanismo de regulagem do comprimento e da luz, permitindo o uso em tons de pele morena e negra.

 

O tratamento em quem tem pelos claros não é tão eficaz?

Verdade: A depilação a laser é indicada somente para pelos escuros, pois a pouca concentração de melanina dos pelos loiros e ruivos faz com que o tratamento se torne ineficiente.

 

Preciso ficar longe do sol por muito tempo durante o tratamento?

Mito: O indicado é que a pessoa ficar três dias sem tomar sol no corpo antes da sessão e sete após. Fora desse período, quem faz depilação a laser pode se expor ao sol normalmente, lembrando que filtro solar deve ser usado.

 

Não posso me depilar com outros métodos entre as sessões?

Verdade: O pelo não deve ser arrancado pela raiz de forma alguma durante o tratamento. Somente o uso de lâminas é permitido, pois esse procedimento preserva a estrutura do pelo.

 

Informações adicionais

Tempo de duração:

Geralmente, uma sessão pode durar entre 1 a 30 minutos, sendo axilas 2 minutos, virilhas 6 minutos, pernas inteiras 30 minutos.

Intervalo:

O tempo de intervalo entre as sessões é de 30 dias.

 

Para quem a depilação a laser não é indicada:

A depilação a laser não é indicada para quem se bronzeou recentemente. E gestantes, pacientes com herpes e pacientes que fazem tratamento com algum ácido na região a ser tratada.

 

Serviço:

Dra Monica Batista Biomédica Esteta

Av. Américas 3.500 – bl 4 – Sala 437 Barra da Tijuca Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 21 2431-2766/ (21) 2527-1744