Anitta usa colar Bulgari – Foto: Eduardo Rezende, com direção criativa de Thiago Batista (Lit Creative Agency), styling de Janelle Renèe, maquiagem de Hector Espinal e cabelo de Gianluca Mandelli

Mais fina e sensível do que no resto do rosto, a pele da região dos olhos requer cuidados especiais. Conversamos com a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para montar um guia definitivo de como se cuidar:

Rotina skincare

Para tratar a área dos olhos é necessário, antes de tudo, uma boa rotina de cuidados, com três passos fundamentais: limpeza, hidratação e proteção solar.

Além de um sabonete específico para cada tipo de pele, também são indicados água micelar e tônicos suaves, necessários para remoção de resíduos e maquiagem.

Para hidratar, cremes à base de ácido retinóico, ácido hialurônico e vitamina C, em apresentações específicas para cada tipo de pele e idade. Filtros solares adequados ao tom de pele e oftalmologicamente testados, devem ser usados pela manhã e reaplicados a cada duas horas.

Tratamentos sem cirurgia

Dentre os tratamentos não invasivos mais indicados para essa região estão:

1. Toxina botulínica para tratamento das rugas dinâmicas como os pés de galinha, abertura do olhar e reposicionamento das sobrancelhas.

2. Ácido hialurônico para preenchimento de sulcos e olheiras, tratamento das rugas finas e melhora da hidratação da região.

3. Fios de tração para reposicionar as sobrancelhas caídas e promover o brow lifting sem cortes cirúrgicos.

4. Fios lisos para tratar a flacidez e rugas finas da pálpebra inferior, em especial, as rugas que não podem ser tratadas pela toxina botulínica.

5. Ultrassom focado: para tratamento das rugas finas e flacidez na pálpebra inferior E superior e para tratar a queda das sobrancelhas.

6. Lasers para tratamento do pigmento (olheiras escuras e manchas de sol) e vasos na região de pálpebra inferior

Receitinha caseira, para ar descansado

Uma dica prática e barata que alivia o aspecto da olheira escura e face cansada é utilizar chá de camomila. “Use gaze ou algodão embebidos em chá de camomila concentrado e gelado ou molhe os sachês do chá de camomila em água fria e repouse sobre os olhos. Em ambas as técnicas permaneça com as compressas durante 15 minutos sobre os olhos”, indica a dermatologista.