A atriz Jennifer Aniston - Foto: divulgação
A atriz Jennifer Aniston – Foto: divulgação

Por Anna Paula Buchalla

Aos 47 anos, a eterna Rachel, de Friends, é a prova de que cuidar da pele, ter uma alimentação saudável e uma rotina espartana de atividade física são o tripé básico da juventude prolongada. Parece que ela não envelheceu nada desde os anos 1990. “Genética e muita água também ajudam”, brinca Jennifer Aniston em entrevista exclusiva à Bazaar. A seguir, as dicas de beleza da atriz, que emenda: “A felicidade ainda é a principal receita para parecer e se sentir jovem”.

Bazaar: Você se mantém impressionantemente jovem ao longo dos anos. Qual é a sua fórmula?
Jennifer Aniston: Diria que é estar há 24 anos em evidência na televisão! É a melhor forma de as pessoas não te verem envelhecer. Mas, de verdade, acho que a genética tem um grande peso. Meu pai tem 83 anos e ninguém dá a ele a idade que tem. Tive sorte, porém, não fico pensando muito na idade, mas em como me sinto. Procuro me alimentar bem, cuido do meu corpo e pratico muito exercício físico.

Há algo que faz religiosamente em prol da beleza?
Minha rotina de cuidados com o rosto é extremamente simples, ao contrário do que muitos imaginam. Lavo o rosto com água e sabonete de limpeza, hidrato e uso muito protetor solar. Mas, se tivesse de dizer o que considero essencial para uma pele bonita, diria que é muita água. Hidratação é tudo! Quando acordo, a primeira coisa que faço é tomar uma xícara de água morna com limão. É ótimo para um detox natural do organismo. No meu carro há várias garrafinhas de água. Levo para onde vou.

Fotos: divulgação
Fotos: divulgação

Como é sua rotina de exercícios físicos?
Pratico exercícios de cinco a seis vezes na semana. Atualmente, estou fazendo aulas de spin-yoga (uma hora e meia de spinning e 40 minutos de yoga) e é bem intenso e difícil! Alterno com exercícios funcionais e treinos de força com o peso do meu próprio corpo. Corro por conta própria, amo correr. Minha dica é não me prender a uma rotina fixa e mesclar essas atividades. Quando você faz um mix de exercícios, com estímulos variados, o corpo responde melhor e os resultados aparecem mais rápido. Além disso, fica menos cansativo. Sempre me exercito pela manhã, depois de tomar um shake bem nutritivo com proteína pura, banana, bluberries ou cereais com frutas e leite de amêndoas.

Você tem um dos cabelos mais invejados do mundo. Como faz para mantê-los?
Devo tudo às mãos do meu cabelereiro, Chris McMillan! Estou com ele há mais de 20 anos e olha que já fiz muita coisa no cabelo…A verdade é que não lavo todos os dias, às vezes fico até dois, três dias sem lavar, e sou bem low maintenance. Uso o Dry Shampoo, da Living Proof (marca de cosméticos para os cabelos da qual ela é uma das donas), que dá uma segurada entre as lavagens. À noite, uso um tratamento que considero milagroso, a Night Cap (máscara capilar com aminoácidos e antioxidantes da mesma marca), que deixa meus cabelos superfresh. Na verdade, ela fica na minha bolsa de ginástica e uso enquanto estou malhando. O efeito é incrível. Muitas mulheres dizem que não vão à academia porque o suor estraga os fios, mas a máscara é realmente poderosa. O xampu e o condicionador da linha Restore Living Proof são meus eleitos para o dia a dia e uso a máscara de tratamento uma vez por semana.

Quais produtos não podem faltar na sua nécessaire?
Dry xampu, água e álcool gel! Tudo muito simples. Beleza para mim, é uma questão de simplicidade.