Effortless chic - Foto: Ludmila Bernardi
A repórter Victoria Ranieri com o make effortless chic de Régis Sodré – Foto: Ludmila Bernardi

Por Helena Moro

Não há como negar: as mulheres francesas sabem como transformar o simples em algo charmoso e feminino. Seja na hora da produção ou da maquiagem, uma french girl é capaz de ser – ou parecer – chique sem esforço. Por isso, ninguém melhor do que elas para inspirar nosso passo a passo de beauté da vez. O raciocínio é simples: quanto menos, melhor.

Para encarnar uma francesa fashionista, nossa repórter Victoria Ranieiri foi maquiada pelos pincéis do national make up artist da LâncomeRégis Sodré, que criou uma versão iluminada do make nada, tão visto nas passarelas nacionais e internacionais de moda. “Vamos focar na pele super iluminada, que é leve, feminina e super francesa!. E claro, o clássico batom vermelho” disse. Preparada?

1. Trate a pele antes de começar

Antes de começar o make, deixe a pele bem preparada. “Uma pele bem feita é o principal, então não tenha pressa nesta etapa”, disse. Para começar, Régis aplicou a água Eau Micellaire, da Lâncome, ótima para limpar os poros e repor os sais minerais da pele. Em seguida, aplicou o Sérum Genifique, que hidrata e melhora a luminosidade da pele. “Este é um creme de tratamento, mas pode ser usado antes da maquiagem”.

2. A base é tudo

Com a pele semi-preparada, Régis aplica a base Cushion na cor 02, o mais novo lançamento da marca. “Aposte em uma base que tenha o tom exato – ou quase – da sua pele”, diz. “A Cushion tem oxigênio injetado, que dá o efeito natural, radiante e saudável. Se utilizar outra base, não aplique muito para não pesar”. Depois, corretivo embaixo dos olhos – no caso, foi usado o Effacernes.

3. Sombra e blush perolados

Para o efeito iluminado que queremos, Régis utilizou a sombra perolada Ombre Hypnôse cor 112. “Com um pincel, aplique a sombra perolada na pálpebra móvel. Depois, suba levemente até a sobrancelha”, diz. “Coloque um pouco mais do produto no canto interno do olho, e abaixo dele.”  O blush Subtil, na cor 011, também é perolado. “Aplique nas maçãs do rosto e arraste o produto levemente para os lados. Tire o excesso na mão antes de aplicar, daí conseguimos o efeito coradinha e não fica marcado”. Para finalizar, o lápis Le Crayon Sourcil para preencher as sobrancelhas.

4. Batom é necessário

Como uma boa francesa, o batom vermelho não pode ficar de fora. “Comece contornando os lábios com um lápis de boca. Se necessário, aumente um pouco as linhas cuidadosamente para dar volume. Aplique também um pouco no centro do lábio inferir”, diz. “Depois, é só aplicar o batom.” O lápis para boca é o Le Contour Pro, na cor 105, e o batom Shine Lover, na cor 120.

Voilà!