Foto: Yu Tsai para a Harper's Bazaar
Foto: Yu Tsai para a Harper’s Bazaar

Já faz um tempo que homens e mulheres buscam o detox como forma de emagrecimento rápido, principalmente no pós festas de fim de ano. Existem diversos produtos no mercado, desde sucos à aditivos, com ingredientes desintoxicantes.

Porém, ressalvas sobre esse método de alcançar o shape do verão estão em pauta. O corpo não precisa ser desintoxicado, se precisasse, estaríamos a par disso. O sistema do corpo humano é adaptado para eliminar as toxinas e materiais não desejados através de seus próprios mecanismos, e não existem pesquisas científicas que provem que o nosso sistema precise de uma “ajudinha” nesse processo.

Então, a ilusão do detox acabará em 2015? Seguem algumas dicas práticas para melhorar a saúde do seu dia-dia:

Escolha os vegetais: seu prato do almoço e jantar deve conter cerca de 50% de vegetais.
Beba água: procure tomar de seis a oito copos, cheios, de água durante o dia. Lembre-se que ela é a melhor fonte fluída para seu organismo. Evite as bebidas muito calóricas, como sucos açucarados e refrigerantes.
Não pule as refeições: por mais que seja tentador deixar de comer algo extremamente calórico, como um Mc Donald’s, é pior para seu organismo deixar de comê-lo, do que comer em si.
Cozinhe desde o início: nos dias de hoje, o tempo está contra nós, mas mesmo assim cozinhar as refeições em casa é melhor para a saúde. Comece, mesmo que seja uma ou duas vezes na semana.
Coma e aprecie os alimentos com calma: lembre-se de reservar um tempo para suas refeições. Pense nas coisas que você está ingerindo, e saboreie de verdade tudo o que você colocar na boca.