Por Cecilia Madonna Young
É tudo sobre abraçar a sua beleza rara e especial! Selena Gomez acredita no poder das palavras e escolheu essa mensagem para a sua marca de beleza Rare Beauty, que está chegando no Brasil no dia 3 de agosto com exclusividade na sephora.com.br e lojas Sephora.
Em uma conversa exclusiva com a Bazaar, ela conta um pouco sobre como foi esse processo de aceitar a si mesma e como isso acatou na criação de sua própria marca de beleza.
A ideia nasceu a um pouco mais de cinco anos atrás, contou Selena. “Decidi que queria entrar nesse espaço e criar uma linha que fosse única e que celebrasse as pessoas; que celebrasse sua individualidade de cada um e quem eles são”, ela confessa com um tom orgulhoso e, ao mesmo tempo, tímido.
A atriz que iniciou sua carreira aos sete anos no programa infantil “Barney e os Seus Amigos”, logo depois lançando a sua carreira ao estrelato na série do Disney Channel “Os Feiticeiros de Waverly Place”, contou que ela não tinha certeza se essa aposta no mundo da beleza iria funcionar. Em uma sociedade que vende “curas às imperfeições” quase como poções mágicas, a proposta de Selena era outra. Ela cresceu nos holofotes, foi a todo momento escrutinada por flashes de câmeras e opiniões daqueles que nem a conheciam – algo que há de ser degastador para uma jovem que, assim como todos nós, está procurando seu espaço no mundo.
Apesar de tudo, Selena conseguiu utilizar de toda essa atenção que recebia para o bem: lançando canções com mensagens sobre a compaixão com si próprio e com outros (“Who Says” e “Kill ‘Em With Kindness”, respectivamente), indo para a casa branca para uma conversa com o presidente dos Estados sobre a importância da saúde mental e, é claro, lançando a Rare Beauty.
“Eu acredito em acreditar que seus defeitos são lindos,” diz, “confio muito nessa teoria de que você é único e não deveria querer se parecer com todo mundo.” Selena comenta que isso é algo presente desde a sua infância, recordando da insegurança de uma das suas melhores amigas com a sua “gap teeth” (termo para aquele espacinho entre os dois dentes da frente). “Me lembro de pensar: isso te faz você – tão única e bonita,” ela disse arduamente, mostrando o quão longe a sua paixão a essa causa chega. A teoria da Rare Beauty só consolida essa missão pessoal de Selena de aceitar as suas raridades: a marca faz a questão de celebrar todo o encanto e brilho pessoal que tornam as pessoas únicas.
Essa luta contra a ditadura da perfeição faz de Rare Beauty algo além de uma marca de beleza, quebrando os padrões impostos para a sociedade e abrangendo a conversa da saúde mental para essa área. “Só espero que, ao compartilhar minha história, possa encorajar outras pessoas serem honestas e a se sentirem menos sozinhas”, ela revela.
Como é que Selena, focando em todo esse trabalho de trazer palavras e produtos de bondade e compreensão para dentro do mundo da beleza, cuida da sua saúde mental pessoal? “Faço terapia e tenho pessoas ao meu redor que realmente amo e que entendem que às vezes eu passo por momentos difíceis, e eles me amam por isso,” confessa Selena. Além disso, ela enfatizou que o cuidado próprio isso pode significar dizer não de vez em quando: “às vezes, preciso de algum tempo para ficar sozinha e em completo silêncio – fecho meus olhos e penso como sou grata por estar viva e saudável; e que minha família está segura e saudável.”
Um toque especial que Selena traz com a Rare Beauty é que 1% de todos os produtos vendidos são destinados ao Rare Impact Fund, instituição da própria que tem como objetivo aumentar o acesso a recursos de saúde mental. Os produtos da Rare Beauty vão de produtos de maquiagem à cuidado da pele, mas todos tem um mesmo objetivo: ajudar o seu consumidor a chegar em um espaço de maior autoaceitação e amor-próprio.
Dentre uma variedade grande de produtos que estão chegando no solo brasileiro, a linha vai contar com os queridinhos da internet o Blush Liquido Soft Pinch Dewy Liquid Blush (R$ 149), a Base Facial Liquid Touch Weightless Foundation (R$ 219) e o Iluminador líquido Positive Light (R$ 159); além das novidades Batom Kind Words Matte Lipstick e Lápis Labial Kind Words Lip Liner.
“Devo dizer que os meus favoritos são com certeza os batons e o lip liner, mas como ninguém experimentou esses ainda, vou dizer que meu produto favorito é o hidratante,” afirma Selena. O Hidratante com Cor Positive Light Tinted Moisturizer FPS 20 (R$ 219) é um dos produtos que a cantora e atriz diz ser indispensável em sua rotina, junto com o seu blush e a Máscara de Cílios Perfect Strokes Universal Volumizing Mascara (R$ 159). Nas palavras da própria Selena, “eu poderia viver apenas dos meus produtos”.