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Slow beauty: mude a dieta e conquiste uma pele radiante

Siga o passo a passo da nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa, e revolucione seu cardápio

by redação bazaar
Frutas são essenciais à dieta saudável - Foto: Harper's Bazaar Espanha

Frutas são essenciais à dieta saudável – Foto: Harper’s Bazaar Espanha

“Slow beauty” é uma filosofia que se apoia na redução do uso de cosméticos com muita química, incentivando o consumo de produtos orgânicos e até mesmo receitinhas caseiras. “Ao menos três vezes por semana separe um momento para cuidar de si. Quando estamos estressados, os sintomas refletem na pele. Tome um banho relaxante e faça uma automassagem antes de dormir”, aconselha a naturóloga do W Estética & Spa, Mariana Vitte.

A terapeuta floral e aromaterapeuta da Mona’s Flower, Marcia Rissato, complementa: “Aposte nos óleos essenciais de camomila, lavanda e capim-limão, que têm alto poder revigorante. Pingue três gotas de cada óleo no chão do box e ligue o chuveiro na água quente”, ensina.

A alimentação também está em pauta. O movimento pensa o corpo na totalidade e prega que uma rotina de beleza deve estar ligada ao bem-estar. A idéia é cuidar de dentro para fora e os resultados vêm a longo prazo. Portanto, uma alimentação “limpa” é muito importante no processo, segundo a nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa.

Abaixo, desvendamos a principais dúvidas sobre a “slow beauty”:

Como a alimentação pode ajudar a ter uma pele mais saudável e bonita?
A hidratação é essencial para uma pele saudável, pois 60% do nosso corpo é composto por líquidos. A ingestão de água é uma grande aliada da beleza, pois, na insuficiência do líquido, surgem alguns problemas como pele seca, cabelos fracos e problemas intestinais. Sem falar de outros mais graves, como cálculos renais e hipertensão.

Além disso, existem algumas vitaminas e minerais que são imprescindíveis para uma pele radiante, segundo a nutricionista.

1. Vitamina A – Previne o aparecimento das rugas, melhora o viço da pele, combate à acne e promove a hidratação.
Para consumir: abóbora, cenoura, damasco seco e manga.

2. Vitamina E – Aumenta a firmeza da pele, melhora a formação do colágeno, age como lubrificante e hidratante potente para a pele.
Para consumir: amêndoa, gema de ovo e arroz integral.

3. Selênio – Reduz o envelhecimento precoce.
Para consumir: castanha do Pará, castanha de caju e aveia.

4. Licopeno – Protege da radiação solar, possui ação antioxidante e melhora a firmeza da pele.
Para consumir: goiaba, melancia e tomate.

5. Resveratrol – Ajuda no clareamento da pele e tem ação anti-radicais livres.
Para consumir: suco de uva integral, uva roxa e vinho tinto.

6. Antocianinas – Previne rugas, combate o câncer de pele e tem ação antioxidante.
Para consumir: repolho roxo, amora, açaí e berinjela.

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Quais os hábitos alimentares que podem melhorar a pele, e quais podem piorar ?
Para melhorar, mantenha uma alimentação saudável que inclua muitas vegetais, legumes e frutas. Prefira ingeri-los da forma mais natural possível, ou seja, crus. Dê preferência aos alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos. Evite alimentos processados e industrializados. Evite frituras, fast-food e doces em geral.

Alimentos para ter uma pele viçosa?
Abóbora, cenoura, damasco, manga… Todos alimentos ricos em vitamina A.

Existe uma dieta para quem busca uma pele bonita?
Claro! Existe uma dieta para a melhora da qualidade da pele. Abuse dos alimentos que atuam nutrindo e hidratando. Recorra ao uso de alguns nutracêuticos que possibilitam a melhora da qualidade do tecido:

1. Silício – Mineral responsável por aumentar a síntese das “proteínas da Beleza”, como colágeno, elastina e queratina.
2. Óleo de Oliveira – Diminui os melanomas, protege a pele da exposição solar e dos radicais livres.
3. Extrato de cartilagem da arraia marinha – Mantém a função da derme, contribuindo para firmeza, sustentação e hidratação para uma pele saudável.

“Também ressalto o uso do óleo de Prímula, que é um ácido graxo rico em Ômega 6 e age como um hidratante via oral, diminuindo a perda de água transepidérmica e melhorando a elasticidade da pele. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, por isso não existe uma receita padrão”, diz a expert.

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