Sol, cloro, calor e água do mar: saiba como proteger o cabelo no verão

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A proximidade dos meses mais quentes do ano traz um cuidado extra para quem quer deixar os cabelos em dia e aproveitar a temporada curtindo piscina, clube ou praia sem ser um pesadelo.

“Para a pele, usamos proteção solar, mas é necessário entender que os cabelos também são bastante danificados na época do verão. Hoje em dia, a maioria das mulheres e homens se submete a processos químicos, como escovas progressivas, descolorações e mudanças da coloração do cabelo. Esse cabelo, que já tem um dano, quando submetido à exposição do mar, por conta do sal, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, sofrerá um dano à estrutura do fio, que é composta por proteínas – e que são danificadas com essa exposição sem proteção”, explica a Dra. Jaqueline Zmijevski.

“Além disso, o couro cabeludo também pode sofrer queimaduras, principalmente para aqueles que têm os cabelos muito finos e muitas vezes se esquecem de usar chapéu ou boné e de passar protetor solar no couro, normalmente em spray”, acrescenta a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro da Associação Brasileira de Medicina Estética e Fellow em Tricologia para Associação Médica Brasileira (AMB).

A médica explica que, para evitar os danos do cabelo, a melhor opção é sempre protegê-lo: “boné ou chapéu de abas largas com proteção ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção, ajudam a proteger o cabelo”, conta. Jaqueline também aconselha o uso de leave-ins com proteção térmica e solar nos fios.

A especialista lembra que fios descoloridos e tingidos merecem maior atenção com relação à piscina, que pode desbotar ou alterar o tom dos fios. “Isso pode acontecer especialmente com os cabelos descoloridos, já que são mais porosos e absorvem o cloro e o cobre da água da piscina. Esses elementos, quando em contato com os fios, conferem um tom esverdeado a eles. Para evitar que isso aconteça, aplique um protetor térmico ou leave-in antes do mergulho, ou ainda, molhe os cabelos com água do chuveiro”, diz a médica.

Ao final do dia de praia ou piscina, a médica recomenda caprichar na hidratação dos fios. “Invista em shampoos e máscaras com ativos hidratantes. Se você for viajar, vale a pena levar umas ampolinhas de hidratação rápida, feitas no próprio chuveiro. Evite o uso de fontes de calor e abuse do estilo beach waves, aquele em que você deixa os fios secarem naturalmente. Para ajudar no controle do frizz, use leave-ins ou óleo capilares após a lavagem”, finaliza a médica.

De acordo com a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, os complexos orais com suplementos alimentares (vitaminas, minerais e nutrientes funcionais) colaboram e muito para que haja uma ação antioxidante efetiva nos fios, da mesma forma que conseguem reestruturar e melhorar a qualidade desse fio. “Essa suplementação é capaz de garantir uma ação protetora global diante das diferentes condições que degradam a estrutura dos fios durante o verão”, finaliza Patrícia.