Você já deve ter ouvido falar que nós passamos um terço das nossas vidas dormindo. Bastante coisa, não?! Essencial para a boa saúde física e mental, o sono permite a regeneração celular, a restauração energética, o descanso cerebral, entre outras coisas bastante necessárias para uma vida saudável.
Mas você sabia que uma boa noite de sono também faz milagres para a pele? Não é por acaso que, quando temos uma noite mal dormida, parecemos mais cansados e abatidos, além de que aparecem as tão temidas olheiras – aquelas bolsas abaixo dos olhos. O sono é revigorante e, sem ele, até a nossa aparência sente os efeitos.
Quando você não dorme o suficiente, seu corpo libera mais cortisol. Essa substância, conhecida como o hormônio do estresse, quebra o colágeno que está naturalmente presente na pele e, portanto, afeta a sua elasticidade. Por todos esses motivos, se você quer ter uma pele bonita, uma boa noite de sono é essencial.
Como a pele se regenera durante o sono?
A pele realiza diferentes tarefas, dependendo da hora do dia: esse fenômeno é conhecido como cronobiologia da pele. Essa ciência dos ciclos cutâneos nos permite compreender as suas diferentes necessidades em um dado momento.
Durante o dia, a pele precisa ser protegida, e baixa a guarda durante a noite. À noite, os poros se abrem, ativando a microcirculação sanguínea da epiderme, que aumenta até atingir seu máximo. Esse aumento do fluxo sanguíneo permite uma maior oxigenação e nutrição da pele, e tem um efeito imediato sobre as olheiras e a drenagem linfática do rosto.
É durante a noite que a pele é mais receptiva aos cuidados, devido a seus poros dilatados. Ao descansar, a pele dedica toda sua energia à produção de colágeno e elastina, duas proteínas que participam ativamente da elasticidade da pele. É também um momento ótimo para a renovação da epiderme. À noite, ela produz mais células novas do que durante o dia.
Ao final de uma noite de sono descansado, a pele teve tempo de se regenerar com profundidade.
Dica: é indicado fazer uma higiene do sono, como evitar telas imediatamente antes de ir para a cama. No entanto, nem sempre os casos de insônia podem ser resolvidos dessa forma. Quando dormir é um problema, é necessário buscar ajuda médica.
Há medicamentos e suplementos que podem ajudar, como a melatonina, mas que devem ser sempre indicados por profissionais da saúde.