Temperos quentes para adotar já! - Foto: João Avila/Assistente de fotografia: Ricardo Carotta e Tatiana Giustino/Harper's Bazaar

Por Danielle Sanches

Frescos e saborosos, os temperos também podem ser alidados de beleza, já que ajudam a queimar calorias, despertar o metabolismo, desintoxicar o corpo e controlar a vontade de comer doces. Adote cinco ingredientes no seu prato, e seja ainda mais saudável!

Alecrim
Estimulante, favorece o bom funcionamento do sistema vascular e a oxigenação dos tecidos – o óleo essencial é ótimo para uma boa drenagem linfática. Coloque alguns ramos em uma garrafa de azeite ou bata as folhas com suco de melancia.

Canela
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a canela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o desejo por doces. Outro estudo, da Universidade Joseph Fourier, na França, constatou que ela aumenta a temperatura corporal e contribui com a queima de calorias. Ainda é digestiva e ajuda a controlar a pressão sanguínea.

Gergelim
Ingrediente típico das culinárias árabe e asiática, é rico em lecitina, substância que acelera o metabolismo. Uma porção de 30g diárias aumenta a saciedade e diminui a fome.

Manjericão
A erva aromática desintoxica e limpa o organismo. Com o intestino funcionando melhor, os reflexos na pele e no humor são quase instantâneos. Misture as folhas em sucos refrescantes de tangerina ou caqui, ou prepare um chá.

Salsa
Duas colheres generosas de salsa fresca na salada diária garantem uma boa dose de antioxidantes importantes no combate aos radicais livres. As folhas são ricas em vitaminas A e C.